PUBLICIDADE

566 banhistas foram resgatados pelo CMBCE em 2024

Proporcionando segurança e tranquilidade aos cearenses e turistas que visitam nosso Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) segue ininterruptamente com os seus trabalhos. No ano de 2024, os bombeiros militares cearenses realizaram 566 resgastes de banhistas.

Foto: Reprodução

A maior quantidade de resgates foi registrada na Praia do Futuro, que pertence à Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza – área de atuação da 1ª Companhia de Busca e Salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CBS/BBS). Na Praia do Futuro, foram 526 resgates; seguido de 36 resgates na praia de Icaraí, em Caucaia (AIS 11) – com atuação da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (2ªCSMAR/BBS) e quatro resgates em Aracati – 5ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar – 5ª Cia/2º BBM.

“A Praia do Futuro é a praia mais visitada do Ceará, logo temos uma presença muito grande de banhistas. Diariamente, nossos bombeiros militares estão no serviço preventivo de salvamento aquático em toda a orla da Praia do Futuro. Nossos postos de guarda-vidas são distribuídos com base nos fatores público e natureza, ou seja, estão localizados onde existe uma maior procura de banhistas e em locais com características naturais que possam gerar maior risco de afogamento. Aos finais de semanas, feriados e férias, nós temos uma redistribuição dos nossos postos, aumentando o número de postos e o número de serviços para dar uma maior segurança à população”, destacou o capitão Rodrigo Monteiro , comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ª CSMAR/BBS).

Nos primeiros cinco dias de 2025, o CBMCE já realizou mais de cinco mil ações preventivas nas praias cearenses. No total, foram 5.459 intervenções verbais com banhistas e sinalizações utilizando apito. Em cada ação, um bombeiro militar entra em contato diretamente com um banhista.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros ressalta a importância do banhista sempre respeitar as sinalizações, os avisos de perigo e as orientações repassadas pelos guarda-vidas. Além disso, é crucial para os banhistas entrar no mar apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas e evitar entrar na água para salvar uma vítima sem possuir treinamento em salvamento aquático.

Por fim, em caso de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e aguardar a chegada dos profissionais. A segurança dos banhistas é uma prioridade para o CBMCE, que continua comprometido em prevenir afogamentos e salvar vidas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir