PUBLICIDADE

60 mil garrafas de cachaça no Ceará são periciadas por suspeita de contaminação com metanol

As 60 mil garrafas de cachaça apreendidas na Grande Fortaleza pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) serão submetidas a exames da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), diante da suspeita de contaminação com metanol. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-CE) informou que a carga só será liberada após a análise do conteúdo dos recipientes.

Carga irregular de bebidas é apreendida em Maracanaú durante fiscalização
Foto: Divulgação/Sefaz

A empresa responsável pelas bebidas chegou a solicitar na Justiça a liberação da mercadoria, mas o pedido foi negado após manifestação do Núcleo de Demandas Estratégicas da PGE-CE, que destacou os riscos sanitários e fiscais do caso.

“Diante da gravidade do caso, que tratou de um crime contra a ordem tributária somado ao risco de contaminação das 60 mil garrafas de bebidas com metanol, a Procuradoria-Fiscal da PGE-CE, por meio do Núcleo de Demandas Estratégicas, manifestou-se nos autos do processo judicial no qual a empresa buscava a liberação da mercadoria antes mesmo da citação do estado do Ceará, requerendo o indeferimento da liminar”, informou a Procuradoria nessa quinta-feira (2).

O alerta ocorre em meio ao crescimento de casos de intoxicação por metanol no Brasil. Desde o último fim de semana, diversas pessoas foram internadas em diferentes estados, algumas com sequelas graves, como perda da visão, e outras chegaram a morrer. Em São Paulo, uma morte já foi confirmada e cinco casos seguem em investigação.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) também atuou na operação e reforçou a necessidade de manter a carga apreendida.

“O Comitê também vem atuando para combater irregularidades e fraudes de mercadorias. No momento, dedicamos atenção especial e apoio à fiscalização de cargas sensíveis, como bebidas alcoólicas, combustíveis, cigarros e fumo, ainda mais neste contexto atual de contaminação de bebidas com metanol”, destacou o promotor Felipe Diogo Siqueira Frota, integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf) do MPCE.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir