Representantes das principais entidades e de gigantes do setor de energia participaram da abertura do Proenergia Summit 2024, que teve a sua 6ª edição iniciada com uma apresentação da Orquestra de Cordas Friccionadas do Instituto Jacques Klein. A solenidade conduzida pela mestre de cerimônia Norma Zélia, ocorreu na manhã desta quarta-feira (11.09), no Centro de Eventos do Ceará, instalado no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza.
A cerimônia teve as presenças de Jean-Paul Prates, ex-presidente da Petrobrás e conselheiro do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne); Luís Viga, Country Manager da Fortescue e presidente da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV); Ricardo Barros, General Manager da Lightsource Bp para o Brasil; João Henrique de Araújo Franklin Neto, presidente da Eletrobrás Chesf; e também, de outras personalidades e autoridades a exemplo de Eliane Brasil, Superintendente Estadual do BNB no Ceará.
Visto como um dos maiores eventos do setor de energia do País, o Proenergia realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), conta com a participação de outros representantes das maiores empresas, entidades e órgãos ligados ao segmento de energia, que estão prestes a fecharem parcerias.
O evento que segue até a quinta-feira (12.09), na Capital cearense, em parceria com a FIEC e apoiado pelo Governo do Ceará terá ainda, as presenças de Armando Abreu e Gustavo Silva, presidente e diretor de Operações da Qair Brasil, respectivamente; Elbia Gannoum, CEO da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica); Markus Vlasits, presidente da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE); Rafael Mello, consultor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); José Nunes, presidente da Enel Ceará; Carlos Dornellas, diretor técnico e regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar); Cláudia Noel, gerente de Carteira de Projetos de Energia Elétrica do BNDES; Fábio Uzum, diretor de Relacionamento da COMERC; Silla Motta, CEO da Donna Lamparina; José Dickson, secretário da SEINFRA-CE, entre outros.
Cerca de 4 mil pessoas é o total de visitantes que o Proenergia deve receber nos dois dias de evento, que oferece ricas palestras técnicas, painéis e debates, como também, rodadas de negócios, exposições comerciais, espaços para startups, podcasts, como também, a entrega do tradicional Troféu Jurandir Picanço.
Os maiores players do setor debaterão durante o evento, as oportunidades e desafios contemporâneos para a transição energética, incluindo eixos como geração, transmissão, armazenamento e comercialização de energia, mudanças climáticas, regulação, políticas públicas, mercado, investimentos, H2V, offshore e energia solar, entre outros temas correlatos sob o macrotema “O Mundo da Energia acontece aqui”.
Para o presidente do Sindienergia, no Ceará, Luis Carlos Queiroz, o Proenergia tem se consolidado como um dos mais importantes eventos do setor, ano após ano, em nível nacional e internacional. “Isso muito nos orgulha, pois temos consciência da relevante contribuição que estamos dando não apenas para o crescimento e dinamismo da economia regional e nacional, mas, também, para o processo de descarbonização global, em tempos de enfrentamento da crise climática.”
Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, disse que o Sistema FIEC tem trabalhado cotidianamente para desenvolver as competências essenciais à transição energética em toda a cadeia de valor da indústria cearense. Ele informou ainda, que o SESI, SENAI, IEL, e demais órgãos do sistema, estão aptos a qualificar as indústrias cearenses do setor, para atender à crescente demanda por energias renováveis, e alimentar o sonho de tornar o Ceará um grande player do hidrogênio verde no mundo.
“O Sindienergia tem sido um indutor dessa verdadeira revolução tecnológica, econômica e ecológica, que promete transformar definitivamente o perfil do nosso estado. O Proenergia Summit, é um evento que sintetiza esse compromisso com o nosso futuro comum”, lembrou Cavalcante. Ele avaliou que o Proenergia se revela um espaço privilegiado de partilha de ideias essenciais para a construção de um futuro mais sustentável.
A solenidade de abertura foi encerrada com a palavra do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, que frisou: “Estamos focados em seguir atraindo investimentos para o setor mais estratégico da economia cearense neste momento, as energias renováveis”, lembrou Elmano acrescentando: “Esse evento não poderia acontecer em um momento mais oportuno, no qual a transição energética é uma prioridade global. Aqui é o espaço para evidenciar temas importantes nesta área”, pontuou.
* O Troféu Jurandir Picanço
Considerada tradicional honraria do Proenergia, o Troféu Jurandir Picanço presta em toda edição do evento, homenagem a uma personalidade de destaque no setor de energia. Neste ano, o escolhido, por unanimidade, para ser o homenageado foi o senador Camilo Santana, atual Ministro Nacional da Educação e ex-governador do Estado do Ceará (2015-2022).
A importante honraria se deve, sobretudo, à visão estratégica e pioneirismo de Camilo em fomentar a nova fronteira de desenvolvimento socioeconômico para o Ceará e o Nordeste, como também, a produção do Hidrogênio Verde, a partir das fontes de energias renováveis, quando esteve à frente do Governo do Ceará.
Por motivos de saúde, o Ministro ficou impossibilitado de participar da entrega da referida comenda, mas foi representado por Elmano de Freitas, que, na ocasião, leu uma nota que Camilo Santana enviou para o presidente do Sindienergia. “Este reconhecimento sublinha a grande importância da cooperação intersetorial para o progresso e inovação contínua no âmbito energético. A nomeação para tal prêmio é um testemunho do compromisso mútuo com a excelência e o desenvolvimento sustentável”, disse o Ministro da Educação complementando: “Receber tal homenagem é uma honra que me enche de orgulho e que evidencia o compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável de nosso estimado estado do Ceará e da região Nordeste”, descreveu Camilo lamentando não poder comparecer a cerimônia, além de frisar: “Minha ausência não diminui em nada o valor que atribuo a este gesto de reconhecimento”.
* Amyr Klink
Uma das grandes atrações do evento será a palestra do empresário, navegador e escritor Amyr Klink, que fechará a programação do Proenergia. Ele tem larga experiência em assuntos como energias renováveis, sustentabilidade, empreendedorismo, estratégia e superação.
Considerado pioneiro na área, Klink acumula 38 anos como palestrante, com mais de 3.200 palestras feitas em 16 países, tendo como base, sobretudo, a sua experiência como Comandante em 22 expedições para a Antártica em barcos projetados e construídos no Brasil.
Hoje, o palestrante Amyr Klink é sócio de duas empresas voltadas para o planejamento, pesquisa e desenvolvimento de projetos especiais, além de ser autor de seis Best Sellers, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.
* Serviço:
Proenergia Summit 2024
Dias: 11 e 12 de setembro
Horário: 9h às 19h
Local: Centro de Eventos do Ceará
(Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz – Fortaleza)
> As inscrições devem ser realizadas no site: www.proenergiasummit.com.>Mais informações: www.proenergiasummit.com
@sindienergiaceara
> As imagens desta matéria são de autoria do fotógrafo Carlos Gibaja / Governo do Estado do Ceará.