
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou, na noite da última terça-feira (22/11), a lista de senadores e deputados que passam a integrar os grupos de técnicos da equipe de transição do governo de Lula (PT). Ao todo, oito deputados cearenses foram escolhidos para auxiliar a tomada de decisões da próxima gestão.
O número de parlamentares do PDT ultrapassou o de petistas, com a seleção de quatro políticos cearenses do partido: André Figueiredo (grupo de comunicações), Mauro Benevides Filho (planejamento, orçamento e gestão), Leônidas Cristino (cidades), e Idilvan Alencar (educação). Os pedetistas negociaram o apoio ao então candidato Lula com a inclusão de planos governamentais de Ciro Gomes (PDT) durante o segundo turno, indicando uma futura aproximação entre o partido e a gestão do presidente na tomada de decisões referentes às ações que serão realizadas nos próximos quatro anos.
“Me sinto honrado em ter sido escolhido para a equipe de transição do presidente Lula. Contribuirei no grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão, importante para o equilíbrio fiscal do país. Rigor fiscal de longo prazo sempre pautou minha gestão no Governo do Estado do Ceará”, afirma Mauro Benevides Filho, que era um dos principais nomes da equipe econômica do plano nacional desenvolvimentista (PND) de Ciro.
Entre os petistas, foram escolhidos Zé Airton para o grupo de pesca, e a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para o grupo de cidades, e José Guimarães para o grupo centro de governo. O único político do estado que não é ligado a nenhuma das duas siglas é Célio Studart (PSD), que irá compor o grupo de meio ambiente.