Responsável por formar uma geração de músicos, o multi-instrumentista cearense Luizinho Duarte é mais um dos profissionais da arte de tocar, além de Tarcísio Sardinha, que deixa triste nesta semana, familiares, parentes, amigos e fãs. O músico faleceu aos 68 anos de idade em decorrência de uma pneumonia, na madrugada desta quinta-feira, 28 de abril de 2022, em Fortaleza (CE).
O velório do músico acontece desde às 10h30 de hoje, no Theatro José de Alencar, um dos equipamentos que recebeu apresentações do baterista Luizinho, assim como, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz, entre tantos outros.
Durante a sua trajetória artística musical, o também compositor e arranjador Luizinho Duarte, tocou ao lado de nomes a exemplo de Luiz Gonzaga, Zezé Motta, Fagner, Zeca Baleiro, Maria Bethânia, Elza Soares, Leila Pinheiro, Tim Maia, Carlos Malta, Ricardo Herz, Alexandre Ribeiro, Adelson Viana, Adriano Giffoni, Ítalo Almeida, Carlinhos Ferreira e Cristiano Pinho.
Baião, frevo, choro, samba e bossa nova eram os ritmos brasileiros que o artista costuma transitar em sua trajetória como músico e durante o período que ficou à frente da Maribanda, O grupo, formado por ele, contava também, com o flautista Heriberto Porto, o pianista Thiago Almeida e o baixista Pedro Façanha.
“Um mestre. Com genialidade e elegância, ele marca a história da música cearense e da música nacional. Não há quem não tenha uma boa lembrança ou uma gostosa canção no peito e na memória para sempre lembrar e festejar Luizinho” é o que diz a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) em comunicado divulgado nesta data (28.04).
A Secult ainda reforça, através de sua nota: “Um artista que soube viver e sentir a arte. No comando da bateria ou violão, era comum vê-lo fechar os olhos. Enquanto tocava, tinha um universo todinho ali dentro. Compositor profícuo, Luizinho tinha grande facilidade em criar melodias e explorar uma variedade de ritmos”.
Outros projetos
Além de participar de grandes eventos e festivais, o famoso baterista Luizinho Duarte chegou a dirigir e integrar grupos como: Só com Z Trio, Metalira Big Band e Gargalhada Choro Banda. Foi também, coordenador do projeto “Crescer com Arte” da FUNCI, maestro no Projeto da Orquestra de Barro de Cascavel (Uirapuru) e professor da Orquestra de Sopros de Pindoretama, no Ceará.
Título de Notório Saber
Luizinho Duarte foi reconhecido pelo Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará com o título de notório saber. Além disso, a instituição o convidou a ministrar oficinas de Prática de Conjunto e Bateria. Vale lembrar ainda, que em 2020, o multi-instrumentista ganhou o prêmio “Fomento Cultura e Arte do Ceará” concedido pela Secult/CE, por meio da Lei Aldir Blanc, em reconhecimento à sua trajetória artística que dispensa comentários.
Os créditos da Foto de Capa são de Guilherme Silva.