Uma pesquisa realizada pelo Sebrae revelou que a maioria dos empreendedores que aderiram ao programa Desenrola vê o crédito como uma prioridade para alavancar seus negócios. Entre os microempreendedores individuais (MEI) participantes, 92% manifestaram interesse em acessar novas linhas de financiamento. Quando considerados todos os pequenos negócios inscritos no programa, incluindo micro e pequenas empresas com dívidas em atraso, o percentual daqueles que buscam crédito é de quase 75%.
O programa Acredita, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Governo Federal, foi uma das ações desenhadas para apoiar essa demanda por crédito. Com um fundo de aval de R$ 2 bilhões, a iniciativa permitirá que R$ 30 bilhões sejam disponibilizados às micro e pequenas empresas ao longo dos próximos três anos.
“Com isso, estamos abrindo as portas das instituições financeiras para os donos dos pequenos negócios, onde 88% dos empreendedores não tinham acesso a empréstimos”, comentou Décio Lima, presidente do Sebrae.
Resultados
Os dados mostram que o interesse em crédito varia entre os diferentes perfis de empreendedores. Entre os MEIs que aderiram ao programa, 91,6% disseram que desejam buscar financiamento para investir. Já entre os donos de microempresas e empresas de pequeno porte, o percentual cai para 41,7%.
Por outro lado, entre aqueles que optaram por não participar do programa Desenrola, 65,1% afirmaram que não possuíam dívidas, 10,5% alegaram não atender aos critérios exigidos e 7,2% citaram dificuldades relacionadas à burocracia.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.