Quatro empresas do Ceará que executam as ações centradas nos princípios fundamentais de Governança Corporativa, Social e Ambiental, receberam o Selo ESG-FIEC em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (13), na cobertura da Casa da Indústria, instalada na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, em Fortaleza (CE).
Além do presidente da FIEC e vice-presidente Executivo da Confederação Nacional das Indústrias, Ricardo Cavalcante, participaram da solenidade, a secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire, autoridades, líderes do segmento industrial e empresarial do estado, colaboradores das empresas contempladas, formadores de opinião e profissionais da imprensa.
Emape Alimentos, Beatriz Têxtil, 3 Corações, Aaron Rótulos & Etiquetas Adesivas foram as empresas agraciadas com a 9ª edição de Entrega dos Certificados do Selo ESG-FIEC, por exercerem e cumprirem na íntegra, com as práticas ESG, a exemplo da sustentabilidade, o desenvolvimento econômico, a adoção de políticas de responsabilidade social, além de atrairem investidores interessados em negócios éticos e sustentáveis.
Ao abrir o seu discurso, o presidente da FIEC deixou a sua mensagem que oficializou a abertura da cerimônia: “Resiliência… esta talvez seja a palavra que melhor define a capacidade do nosso planeta de lidar com as mudanças no longo prazo sem perder suas possibilidades de desenvolvimento”, disse Ricardo Cavalcante, acrescentando: “Alimentar essa capacidade exige compromisso com a sustentabilidade. E ser sustentável requer cuidar, simultaneamente, do meio ambiente e das pessoas, com uma governança responsável, capaz de resultados econômicos e agregar valor para a sociedade”.
A gestora do Núcleo ESG-FIEC destaca a importância da premiação: “Cada vez mais empresas estão buscando a certificação de suas práticas ESG, conscientes de que responsabilidade social, compromissos ambientais e uma gestão ética e transparente não são apenas diferenciais, mas sim requisitos do mercado e exigências da sociedade moderna”. Alcileia ainda ressalta: a Certificação SELO ESG-FIEC é um símbolo de credibilidade, conquistado por meio de um rigoroso processo de auditoria, que agrega valor à imagem da empresa e garante imparcialidade ao posicioná-la como uma verdadeira líder em sustentabilidade”.
A Certificação
A 9ª Entrega do Selo ESG-FIEC teve início com a apresentação da Beatriz Têxtil LTDA, instalada em Maracanaú/CE. Ela destaca-se no setor têxtil brasileiro com trajetória centrada no compromisso contínuo com a inovação e o crescimento sustentável. “Esse Selo vem iniciar um novo ciclo na nossa empresa, porque com esse Selo nós estamos chancelando, que nós implantamos as práticas ESG, e por conseguinte estamos produzindo com responsabilidade ambiental e contribuindo com a despoluição do planeta, atendendo essa tendência global, onde existe um mercado em busca de fornecedores que estão alinhados com essas práticas” foi o que falou em sua entrevista ao portal ANC, o sócio-diretor da Beatriz Têxtil LTDA que é, também, presidente do Sinditêxtil, no Ceará, Leandro Pereira.
Já a diretora de gente do Grupo 3 Corações, Sueli Alves, disse: “O ESG representa a concretização, o coroamento de várias ações que, ao longo desse tempo, nós temos realizado no Social, no Ambiental e com a nossa Governança, principalmente, no sentido de inovação e de aderência a esse admirável mundo novo que está chegando… do nosso cidadão, do nosso consumidor, das pessoas as quais nos relacionamos”, pontuou Sueli complementando: “O Selo ESG representa essa concretização. E mais do que isso: ele é um prêmio que nos leva a aspirar mais e mais outros patamares de buscar o que é bom, o que é adequado, o que é de qualidade.”
O Grupo 3 Corações que tem a sua matriz no Estado do Rio Grande do Norte, possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), 9 Plantas Fabris, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Escola de Serviços e Sabores e, ainda, uma Unidade Corporativa Integradora. Ele está presente em mais de 400 mil pontos de venda no Brasil, com estrutura logística e comercial próprias, além de exportar café para América Latina e Estados Unidos e ser reconhecido lídero absoluto na categoria torrado, moído e cappuccinos.
A terceira premiada com o Selo ESG-FIEC foi a AARON Indústria de Rótulos e Etiquetas Adesivas LTDA, 1ª indústria gráfica do Norte e Nordeste, situada no Eusébio (CE) que é, também, especializada na produção de rótulos e etiquetas autoadesivas para grandes e médias tiragens. “Esse prêmio chancela as nossas práticas que nós vinhamos tratando desde a nossa fundação. E, agora, com a certificação, é o momento de chancelarmos esse momento de tudo que a gente passou até agora. Então, é uma chancela muito importante para a gente e a gente agora vai estar tratando de forma sistemática junto com a equipe do núcleo, com a consultoria, para estarmos desenvolvendo cada vez mais essas práticas ESG”, opinou ao falar para o nosso portal, o diretor comercial da empresa, Luciano Bezerra, que recebeu a premiação, ao lado do seu pai, o diretor-presidente da AARON, Luciano Farias.
A solenidade de Entrega do 9º Selo ESG-FIEC encerrou-se com a Emape Alimentos, uma das maiores produtoras de aves e ovos do Nordeste. Com unidades no Ceará e na Bahia, a Emape se destaca pela responsabilidade socioambiental e respeito aos seus consumidores. Ela atua de forma sustentável, utilizando energia solar em suas granjas e investindo em tecnologia e inovação. A indústria é associada ao Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos).
“A certificação ESG é uma conquista. Mas, muito além que uma conquista, é uma mudança de cultura, uma mudança de mentalidade. E atesta a nossa empresa com responsabilidade social, ambiental e governança corporativa, pilares essenciais para uma gestão sustentável para as próximas gerações” foi o que externou em sua entrevista, a gerente de Marketing e Sustentabilidade da Emape, Thaís Pessoa. Ela recebeu a premiação ao lado do seu avô que é o sócio fundador e presidente da Emape Alimentos, Roberto Pessoa. O industrial que é, também, prefeito do município de Maracanaú, no Ceará, esteve presente à cerimônia, acompanhado da família.
O Programa de Certificação ESG-FIEC
Guiar as empresas cearenses em projetos de sustentabilidade e na adequação aos pilares de governança corporativa, social e ambiental, é o que visa o Programa de Certificação ESG-FIEC lançado em 2022. Alinhado as melhores práticas globais, o programa apoia o mercado na avaliação e validação das práticas ESG das indústrias cearenses.
Vale frisar, também, que o Selo ESG-FIEC é concedido a empresários que, após um rígido processo de qualificação e auditoria, demonstram excelência em práticas sustentáveis. Quem responde pela auditoria nesse sentido é um dos principais organismos certificadores do mundo, o Bureau Veritas.
> Os créditos das imagens da matéria são de Laura Guerreiro e José Sobrinho/Ascom -Fiec.