Estava previsto que a atual titular da Sefaz, Fernanda Pacobahyba, continuasse no cargo. Porém, rumores de que a secretária integrará a equipe do MEC junto ao ex-governador Camilo Santana (PT) ganharam força na última semana.

A secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, deve acompanhar o senador eleito Camilo Santana (PT) em sua ida à Brasília. A informação ainda não foi confirmada pela titular da pasta ou pelo governador eleito Elmano de Freitas (PT), que havia deixado clara a sua intenção de que a Fazenda continuasse sob o comando da secretária, mas nomes de economistas já surgem como possíveis cotados para substituir Pacobahyba.
Um dos principais cotados ao cargo é o atual secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini. O economista também atuou na Secretaria de Finanças de Fortaleza durante as duas gestões da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
O atual secretário executivo do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Fabrízio Gomes, também é cotado para assumir a Sefaz. Ao O Povo, Fabrízio afirmou que foi convocado para o Palácio da Abolição nesta terça-feira (27/12) para uma reunião, mas não foi informado sobre qual seria a pauta. Ele também confirmou que, caso seja feito o convite, aceitaria o comando da pasta.
E a Fernanda?

À Rede ANC, em uma das primeiras entrevistas como governador eleito, Elmano de Freitas havia confirmado que a secretária deveria continuar no cargo. Fernanda Pacobahyba também mostrou interesse em permanecer na pasta, durante uma sessão de balanço da Sefaz na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
No entanto, após a confirmação de que Camilo Santana (PT) será o novo ministro da Educação, rumores de que a secretária passaria a integrar a equipe do Ministério ganharam força. Dessa forma, o nome da titular da pasta, que era um dos mais certos para integrar a próxima gestão estadual, passou a ser recebido com reservas na composição do novo secretariado.