A abertura de uma licitação para compra de alimentos tem gerado polêmica em Santa Quitéria, município a 220 km de Fortaleza, devido ao alto valor destinado para a compra de bombons. A lista completa conta com itens básicos como arroz, feijão, carnes e outros gêneros alimentícios, somando o valor global de R$ 5.367.346,60.

Contudo, segundo a planilha divulgada, a quantia destinada apenas para balas mastigáveis, pirulitos, bombons, chocolates, jujubas e paçocas gira em torno de R$ 305 mil. Conforme o edital publicado pela Prefeitura, os produtos serão enviados para dez órgãos municipais e seriam distribuídos no Programa de Atenção Integral à Família, através dos CRAS e da Ação Social.



A licitação foi aberta nesta quinta-feira (23/02) na modalidade pregão eletrônico de menor preço por grupo. O documento informa ainda que o custeio dos itens será feito através de dotação orçamentária prevista no Orçamento Geral da Prefeitura por meio do fundo das secretarias de Planejamento, Gestão e Finanças; Proteção Social e Direitos Humanos; Assistência Social; Saúde; Educação; Infraestrutura e Serviços Urbanos; Agricultura, Recursos Hídricos e Proteção Ambiental; Meio Ambiente; Cultura e Desenvolvimento Turístico; Desporto, Lazer e Juventude; Cidadania e Segurança Pública; além do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município.
A Rede ANC entrou em contato com a Prefeitura de Santa Quitéria e com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.