Oito unidades básicas passaram por vistorias para inspecionar a efetividade dos serviços de saúde ofertados à população.
Após inspeção do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em unidades básicas de saúde do município de Juazeiro do Norte, a 537 km de Fortaleza, constatou-se uma falta de medicamentos e insumos. Através da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, as unidades foram fiscalizadas nos dias 8 e 10 de maio.
Oito unidades básicas passaram por vistorias para inspecionar a efetividade dos serviços de saúde ofertados à população. Durante a inspeção, foi constatada carência de medicamentos e insumos da atenção básica, o que dificulta a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos básicos em saúde. O MPCE constatou também, que não há canais institucionais de contato telefônico, com total dependência dos aparelhos de telefone pessoais de funcionários e servidores para o agendamento de exames e consultas dos pacientes.
Até o momento foram fiscalizadas as unidades Frei Damião II e III, Eduardo Grangeiro Fernandes (Dudu) IV, Tiradentes II e IV, João Cabral I e III, e Frei Damião I, porém a inspeção visa abranger todos os postos de saúde do município.
Ao final das visitas, o MPCE recomendará à Prefeitura a adoção de medidas para reverter os problemas apontados, assim como irá se reunir com a titular da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte para auxiliar na identificação de soluções. Caso os requerimentos não sejam atendidos, as medidas judiciais cabíveis serão tomadas.


