
O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), comentou, nesta terça-feira (16/05), sobre relação com a gestão do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O pedetista definiu a troca de farpas entre os dois gestores como uma “divergência madura”.
“Nós fomos deputados juntos, sentávamos do mesmo lado na bancada. Temos mais convergências do que divergências. É natural que, eventualmente, se tiver, no próximo ano, uma colocação diferenciada de partidos, cada um vai defender a sua tese. Não é um reatamento porque não houve ruptura”, disse o prefeito após assinar, junto ao governador, o contrato de Parceria Público-Privada (PPP).
Os dois gestores trocaram acusações no início desse ano após polêmicas envolvendo o aumento da passagem de ônibus de Fortaleza e a implementação da Taxa do Lixo. A aproximação do senador Cid Gomes (PDT) e do deputado estadual Evandro Leitão (PDT) com Elmano recentemente parece ter apaziguado a relação entre os partidos. Leitão, que é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), seria o nome cotado pelo governador e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), para concorrer às eleições do próximo ano na capital.
O prefeito participou de um evento promovido pelo Governo do Estado que busca universalizar o esgotamento sanitário em sete municípios cearenses. Além disso, o convênio irá garantir o investimento de R$ 11,3 bilhões em ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário das cidades até 2040. O governador Elmano de Freitas e o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, assinaram o contrato. Fortaleza, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi são os municípios atendidos.