PUBLICIDADE

Presidente do Banco do Nordeste e Agência Francesa de Desenvolvimento assinam convênio de 150 milhões de euros para projetos sustentáveis na região

Foto: Reprodução \ Banco do Nordeste

 

O Banco do Nordeste (BNB) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) firmaram um importante convênio nesta quarta-feira, resultando em uma captação de 150 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 790 milhões na cotação atual. O objetivo é financiar projetos de infraestrutura sustentável, com foco em energia renovável e saneamento básico nos estados que compõem a área de atuação do BNB.

O acordo foi assinado pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, e pela diretora regional da AFD, Laetitia Dufay, em uma cerimônia realizada em Fortaleza. Os recursos provenientes dessa parceria serão direcionados para financiar projetos que envolvam manejo de resíduos sólidos, energia renovável, saneamento básico e cidades sustentáveis. Essa iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento regional e impulsionar a economia do Nordeste brasileiro.

Paulo Câmara, presidente do BNB, expressou sua satisfação com o convênio e destacou o compromisso do banco em buscar recursos além dos valores do Fundo Constitucional. “Desde o início de nossa gestão no Banco do Nordeste, temos buscado parcerias além do nosso fundo constitucional. Conversamos com várias instituições financeiras, como BNDES, Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco dos BRICs, BID, Banco Mundial, e agora firmamos essa parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento. Isso significa mais recursos e crédito para desenvolvermos nossa região”, afirmou.

A assinatura do convênio com a AFD foi resultado de um processo que incluiu a construção de propostas, análises de viabilidade técnica e visitas de representantes europeus às unidades administrativas e de negócios do BNB. Os técnicos franceses realizaram diligências para conhecer os fluxos e processos do banco, além de levantar informações necessárias para a concessão do crédito da AFD.

Além do repasse de recursos ao Banco do Nordeste, a Agência Francesa de Desenvolvimento também assinou um convênio com a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), no valor de 50 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões).

Laetitia Dufay, diretora regional da AFD, ressaltou a importância da região Nordeste e o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável nessa área. “O Nordeste, uma região marcada por desigualdades e mais exposta às consequências das mudanças climáticas, é uma prioridade em nosso mandato, da Embaixada da França e também do governo do presidente Lula. É por isso que estou particularmente orgulhosa da assinatura dos contratos de empréstimo com a Cagepa e o BNB. Estes são os primeiros financiamentos que a AFD concede na região do Nordeste”, afirmou.

O evento de assinatura do convênio contou com a presença de autoridades importantes, como Cláudio Ramos Peixoto, secretário de Planejamento da Bahia, Deusdete Queiroga Filho, secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Cagepa, e Ramon Flávio Gomes Rodrigues, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna de Recursos Hídricos do Ceará.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir