O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) revelou os homenageados da primeira edição da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista. A honraria será concedida a cinco personalidades cearenses. São eles: Humberto Bezerra, Teodoro Silva Santos, Violeta Arraes, Adauto Bezerra e Camilo Santana.
A cerimônia de entrega da medalha está programada para ocorrer no próximo mês de março, durante um evento do Tribunal Eleitoral em Juazeiro do Norte. Lançada em janeiro de 2024, a comenda é destinada ao público externo, prestando homenagem a personalidades e instituições que conquistaram reconhecimento junto à Justiça Eleitoral cearense.
A criação da medalha tem como uma de suas bases a Lei n.º 14.693, de 10 de outubro de 2023. Essa lei inscreveu o nome do líder religioso Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que está no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A iniciativa também busca homenagear a figura do Padre Cícero como referência histórica e cultural não apenas no Ceará, mas em todo o território nacional.

Confira os perfis dos homenageados:
- Adauto Bezerra (In memoriam): Nascido em Juazeiro, José Adauto Bezerra de Menezes teve uma carreira destacada no Legislativo e no Executivo, sendo ex-governador do Estado. Faleceu aos 94 anos em 3 de março de 2021, vítima de Covid-19.
- Humberto Bezerra (In memoriam): Irmão de Adauto Bezerra, Francisco Humberto Bezerra de Menezes foi prefeito de Juazeiro do Norte em 1962 e, logo depois, vice-governador do Ceará. Faleceu aos 93 anos em 28 de março de 2020.
- Teodoro Silva Santos: Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro construiu sua carreira no sistema criminal e penal, passando por diferentes cargos, incluindo delegado de polícia em Rondônia e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará.
- Camilo Santana: Eleito o governador mais votado da história do Ceará, Camilo Santana, atual ministro da Educação, esteve durante dois mandatos à frente do governo estadual. Além disso, é engenheiro agrônomo e professor.
- Violeta Arraes (In memoriam): Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, socióloga, psicanalista e ativista política, destacou-se como líder da Juventude Universitária Católica. Além disso, foi Secretária de Cultura do Estado indicada pelo então governador Tasso Jereissati. Faleceu aos 82 anos, vítima de câncer no pulmão.