Nesta semana, os primeiros residentes do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, e do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte deram início às suas atividades. A atuação do grupo se dá após aprovação na seleção da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
No HRVJ, os médicos Diego Mota Fontenele e Ibsen Thalles Torres de Melo foram calorosamente recepcionados pelos diretores da unidade e pela coordenadora do Centro de Estudos, Ticyanne Pereira. O objetivo é proporcionar a estrutura necessária para que os residentes adquiram conhecimentos de atenção à saúde de alta complexidade de maneira oportuna e segura, visando, futuramente, integrar o corpo clínico da instituição.

Na oportunidade, Ticyanne destacou a importância do compromisso com a formação profissional. “Receber bem os residentes e ajudá-los na sua formação é um sinal de que entendemos o que é tantas vezes estampado na visão do hospital e nosso mapa estratégico, bem como entender e colocar em prática o que o SUS nos pede”, disse.
No Hospital Regional do Cariri (HRC), 17 novos residentes iniciaram sua jornada, sendo 12 de clínica médica, quatro de cirurgia-geral e um de radiologia e diagnóstico por imagem. Segundo Anna Philomena de Alencar, coordenadora do Centro de Estudos, receber o novo grupo de residentes reforça o compromisso do hospital em formar médicos competentes.
“Ficamos muito felizes em recebermos esse grupo de residentes para iniciarem suas formações aqui no hospital. Temos a certeza que nos dedicaremos para, ao final desse ciclo, entregarmos à sociedade médicos com competência e compromissados para atuarem não só no estado do Ceará, como também em outros estados da federação”, afirmou.