O Comitê da Bacia da Serra da Ibiapaba promoveu, nesta quarta-feira (06/03), uma reunião em Tianguá, a 330 km de Fortaleza. O encontro teve como principais objetivos discutir o prognóstico da quadra chuvosa, avaliar a operação do reservatório Jaburu I em 2023 e aprovar o Plano de Secas do Hidrossistema Jaburu I, entre outros temas.
Uma das conquistas da reunião foi a aprovação unânime do Plano de Gestão Proativa Secas do Hidrossistema Jaburu I. O documento foi apresentado por Daniel Camelo, representante da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Esse plano é fruto de encontros e oficinas que envolveram membros do Comitê e um grupo focal, se tornando o primeiro da região da Serra da Ibiapaba e o quarto do estado do Ceará. O projeto estabelece ações proativas para a gestão de recursos hídricos em situações de escassez, englobando Alocação de Água, Plano de Segurança Hídrica e Plano de Gestão de Secas.
Na sequência, Daniel Nunes, coordenador do Núcleo de Operações da Gerência Regional da Serra da Ibiapaba, apresentou os dados técnicos da operação de alocação no Açude Jaburu I durante o ano de 2023. Destacou-se a positividade ao longo de toda a operação 2023.2, com informações detalhadas sobre liberações emergenciais, reduções progressivas e o encerramento gradual da operação em fevereiro de 2024.
O coordenador enfatizou as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Operações ao longo do ano passado, incluindo fiscalizações, medições de vazão, manutenções, monitoramento qualitativo e a implementação do plano de ação de emergência do açude, garantindo a eficiência e segurança operacional.