Com o intuito de oferecer acesso à justiça e soluções alternativas para conflitos, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) vai inaugurar o Núcleo de Atendimento Extrajudicial de Conflitos (Nusol) em Sobral, a 244 km de Fortaleza. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (15/05), às 10h. O local escolhido para abrigar esse serviço é o Campus da Betânia, na Av. Padre Francisco Sadoc de Araújo, 850. A implementação do equipamento é uma colaboração entre a Defensoria Pública e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
O Nusol surge como uma extensão dos esforços já empreendidos pela Defensoria Pública na região, notavelmente através do projeto “Laços de Família: Conhecer para Amar”. Com uma década de atuação completa em 2024, a iniciativa é focada na conciliação de conflitos familiares.
Edilson Loiola, defensor público e supervisor do Núcleo em Sobral, enfatizou a importância estratégica dessa nova instalação. Ele ressaltou que a proximidade com uma instituição de ensino superior fortalecerá a parceria com a UVA, enquanto o espaço se tornará uma vitrine para a disseminação das práticas de diálogo e cultura de paz na comunidade, além de servir como um ponto de formação para futuros profissionais. O defensor David Gomes Pontes será o responsável por atender às demandas no local.

O objetivo principal do Nusol Sobral é capacitar os cidadãos locais sobre seus direitos e as diversas formas de resolução de conflitos. Para isso, será enfatizada a importância do diálogo para evitar a necessidade de litígios judiciais.
Samia Farias, defensora geral, ressaltou a importância das soluções extrajudiciais no contexto das relações humanas. “As soluções extrajudiciais são um avanço das nossas relações humanas, pois entendemos, de maneira consciente, que buscar mecanismos de pacificação social por meio do diálogo. Assim, fica ampliado o entendimento de que o acesso à Justiça não é apenas o ingresso de ações no Poder Judiciário, mas a solicitação de conflitos feito pelas próprias partes em entendimento entre elas”, disse.
Nusol
O Nusol já opera em Fortaleza desde 2014, tendo realizado quase 10 mil atendimentos em 2023. O sucesso desse modelo inspirou a abertura de novos espaços, como o de Sobral.
Rozane Martins Miranda Magalhães, supervisora do Nusol em Fortaleza, expressou sua satisfação com a expansão desses serviços, destacando o papel fundamental desempenhado pelo diálogo na cidadania e na resolução de conflitos.
“É sempre muito importante a gente poder abrir novos espaços de atendimento, sobretudo, atendimentos voltados em prol do diálogo e entendimento das pessoas exercerem a sua cidadania, o seu direito de voz, para poder enfim resolver os conflitos que estão vivenciando. Então é um motivo de muita alegria”, declarou.