PUBLICIDADE

Alfabetização de crianças até 2º do ano do Ensino Fundamental cresce para 97% no Ceará

Segundo levantamento do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), em 2023, 97% das crianças cearenses que terminaram o 2º ano do ensino fundamental (EF) foram alfabetizadas.

A pesquisa fez uma avaliação com todos os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Estado, no qual corresponde a mais de  285 mil alunos distribuídos em 3.695 escolas. O novo levantamento revela que, comparado ao ano de 2022, ocorreu um aumento na quantidade crianças que tem a capacidade de ler e escrever até o final de 2º ano, que antes era de 84,6%. A quantia se torna ainda mais impressionante quando é contraposta com o ano de 2007, com apenas de 39,8% à época que sabiam ler e escrever.

Os alunos do 5º ano foram avaliados através de testes de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MT). Foi constatado que, no ano de 2023, estes tiveram uma melhora nestas duas disciplinas. Isso, principalmente, quando comparado com 2008, tendo atualmente um nível de 63,8% em LP e 48,4% em MT, enquanto anteriormente era, respectivamente, de 6,9% e 3,6%.

Já os alunos do último período do Ensino Fundamental, que é o 9º ano, durante o ano de 2008, tinham um nível adequado em LP de 2,5%, e de 1% em MT. Já em 2023, foi constado que nesses requisitos os estudantes deste período escolar possuem uma qualidade de maneira respectiva a 29,1% e 18,9%.

A somatória do percentual de estudantes nos níveis adequado e intermediário em LP chegou 62% em 2022, já no ano passo alcançou 65,2%. Ao mesmo tempo esta mesma soma em relação a MT em 2023 foi de 41,4%, enquanto um ano antes de 38,1%.

Titular da Seduc, Eliana Estrela, afirma que estes dados são consequências de um trabalho desenvolvido ao longo dos último anos. “Agradeço, parabenizo e reconheço o trabalho de cada professor e servidor, tanto nas Regionais, como na Seduc-sede e nas Secretarias Municipais de Educação. Sabemos da importância da dedicação de todo esse time valoroso. É uma honra fazer parte dessa história, que tem um simbolismo importante”, disse a secretária.

Emanuelle Grace, secretária executiva de Cooperação com os Municípios, comenta que, durante o período da pandemia, as crianças que do 5º do ensino fundamental passaram por ciclo da alfabetização através do ensino remoto, no que afetou o processo de aprendizagem. No entanto, a mesma ressalta que houve um trabalho de recomposição, e que já estão gerando um efeito esperado. “Os municípios estão realizando um esforço focado, com intervenções pedagógicas assertivas. A gente precisa acelerar esse crescimento, mas principalmente se manter em busca da equidade, de modo que nem um aluno fique para trás, e todos consigam ter a garantia de oportunidades e sucesso na caminhada”, disse Grace.

Além de tudo isso, o levantamento do Spaece constatou que, no ano de 2023, todos os184 municípios do Estado tiveram estudantes participando do ciclo de alfabetização no nível desejável, considerado a escala mais alta para essa etapa de ensino. Isso mostra um aumento em relação a 2022, visto que este mesmo quesito era de 177 cidades no padrão desejável de desempenho.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir