
O Ceará já começou a aplicação da nova vacina contra o Covid-19, no qual é fabricada pela empresa Moderna. O novo imunizante é uma vacina monovalente e foi desenvolvida para contra a cepa XBB, nova variante do coronavírus. Os primeiros a receberem a vacina serão crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos e outros grupos prioritários, com objetivo de evitar hospitalização, óbito e formas graves da doença.
Ana Karine Carneiro, coordenadora de imunização do Ceará, afirma que é importante que esses grupos prioritários possam buscar a vacinação. “Esse processo da atualização, aproveitando que os mesmos grupos prioritários da Influenza são os da Covid. É uma oportunidade de otimizar as estratégias de vacinação.”, comentou a coordenadora.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 108 mil doses da vacina monovalente foram recebidas em um primeiro lote do Ministério da Saúde, no qual já foi distribuído para todos os municípios do Ceará.
Comandado pelo Ministério da Saúde, o Movimento Nacional pela Vacinação está passando por um nova etapa, pretendendo vacinar o mínimo 70 milhões de pessoas contra o Covid-19. Durante os primeiros 15 dias de maio, o país recebeu 12,5 milhões de doses que também protegem contra a variante XBB. Já sendo distribuído por todos os estados do Brasil, este lote já pode ser aplicado na população.
Adelino de Melo Freire Junior, infectologista, salienta que as vacinas recebem atualizações com o decorrer da descoberta de novas variantes do vírus, por isso é importante que os grupos prioritários estejam com a vacinação completa. “Essa nova vacina que chega é uma atualização necessária, porque o vírus evoluiu e as vacinas anteriores deixam de ter uma proteção tão eficiente. Então, a vacina nova que está chegando é necessária para a gente se proteger de forma mais ativa contra o vírus que circula hoje.”, disse Junior.
Além disso, em algumas regiões do Brasil, o inverno está próximo, período em que aumenta a incidência de doenças respiratórias, como síndromes gripais. Portanto, fora a vacina, medidas de proteção precisam ser realizadas, como o uso de máscaras caso esteja com suspeita de alguma doença, cobrir o rosto quando espirrar e evitar espaços fechados.


