PUBLICIDADE

Brasil tem 72 facções criminosas, revela estudo

De acordo com levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Esfera Brasil, em todo território nacional existem 72 facções criminosas ligadas ao narcotráfico.

A pesquisa detalha que, dentre todas essas facções, duas trabalham de maneira internacional, atuando como controladoras de crimes. Além disso, o levantamento revela que, se toda a cocaína que circula no Brasil fosse vendida para Europa, estes grupos criminosos ganhariam aproximadamente US$ 65,7 bilhões, valor que representa quase 4% do Produtor Interno Bruto (PIB) do Brasil do ano de 2021.

Ainda foi exposto que em todo o cenário nacional existem, no mínimo, 20 tipos de transações ilegais, sendo tráfico de pessoas, de drogas, de cigarro, ouro, diamante, defensivos agrícolas, armas e madeira algumas delas.

O Fórum também pontuou que, mesmo com o Brasil tendo  mais de 1.500 diferentes instituições de segurança pública previstas na Constituição, ainda não existe uma coordenação federativa capaz, tecnicamente e juridicamente, de juntar informações de vários crimes e aprimorar o combate ao crime organizado.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir