Originalmente reconhecido como uma iniciativa crucial durante o Carnaval, o “Não é Não!” está evoluindo para uma organização dedicada em combater o assédio em todas as áreas da sociedade. Com o crescente apoio da sociedade civil e de várias organizações desde 2017, o “Não é Não!” se firmou como um impulsionador de mudanças culturais importantes, promovendo diálogos abertos e ações concretas para criar um ambiente mais seguro e igualitário para as mulheres.
Nos últimos sete anos, o “Não é Não!” formou parcerias com empresas nacionais e internacionais, oferecendo workshops, palestras e produzindo conteúdo para instituições comprometidas com a luta contra o assédio. Essas iniciativas têm como objetivo contribuir para ambientes seguros e inclusivos, melhorar o desempenho organizacional e fortalecer a reputação corporativa.
Recentemente, o “Não é Não!” anunciou o lançamento de um treinamento online focado no combate ao assédio, voltado para estabelecimentos comerciais. Este treinamento permitirá que qualquer estabelecimento participe e obtenha o selo “Mulheres Seguras”. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registra pelo menos 52 denúncias de importunação sexual por dia.

O setor de bares, pubs e casas de shows está diretamente ligado à “Lei Não é Não” (Lei 14.786/2023), sancionada em 2023, que alterou o Código Penal para reforçar a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e proteger as vítimas. Nesse cenário, os estabelecimentos comerciais têm um papel crucial na promoção de ambientes seguros e respeitosos para suas clientes, sendo essenciais para o cumprimento da Lei “Não é Não”.
Previsto para ser lançado em junho deste ano, o treinamento “Não é Não!” atende à crescente demanda por recursos educacionais eficazes no combate às desigualdades e violências de gênero, conscientizando sobre os direitos das mulheres e as formas de combater as violências e acolher as vítimas nas empresas e instituições. O treinamento pretende capacitar empresas e organizações com as habilidades necessárias para reconhecer, prevenir e lidar com situações de assédio.
Ministrado por uma equipe multidisciplinar composta por uma advogada, uma psicóloga e uma especialista em educação sexual, o curso abrange uma variedade de tópicos, como a definição e os tipos de assédio, políticas de combate ao assédio, estratégias de intervenção e apoio às vítimas. Aliado a isso, também é tido como objetivo a promoção da cultura de respeito e igualdade de gênero.
Para obter mais informações sobre o treinamento ou acompanhar as atualizações sobre o lançamento, as empresas interessadas podem entrar em contato com o “Não é Não!” através do site oficial www.naoenao.com.br e preencher o formulário de inscrição. Também é possível entrar em contato pelo Instagram: @naoenao_ ou pelo e-mail: contato@naoenao.com.br.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.