PUBLICIDADE

Ceará é destaque no combate ao analfabetismo

O Ceará se destaca entre os estados com maior adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançado pelo Ministério da Educação (MEC). Até a última semana, 94% dos municípios cearenses aderiram à iniciativa, que visa ampliar as matrículas de pessoas com baixa escolaridade acima de 18 anos.

As atividades do Pacto EJA tiveram início em 6 de junho e já contam com a participação de 3.306 municípios em todo o Brasil. O MEC planeja investir mais de R$ 4 bilhões para criar 3,3 milhões de novas matrículas na EJA ao longo de quatro anos. O programa também oferecerá vagas integradas à educação profissional e reativará o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), com a abertura de 900 mil vagas para estudantes e 60 mil bolsas para educadores populares.

Confira os municípios que não tinham aderido à iniciativa até a última quinta-feira (18/07). A lista foi divulgada na última semana, mas alguns municípios podem ter aderido e o MEC fará a atualização em breve.

Aiuaba Fortaleza
Alcântaras Ibaretama
Aracati Mucambo
Barroquinha Pacajus
Brejo Santo Trairi
Caucaia

O Pacto EJA é uma iniciativa que busca fortalecer a educação de jovens e adultos, abordando os altos índices de analfabetismo e promovendo a elevação da escolaridade para pessoas com 15 anos ou mais. As aulas são voltadas para os Ensinos Fundamental e Médio.

Ceará é destaque no combate ao analfabetismo
Foto: Cláudio Postay/Prefeitura de Cedro

Confira as metas do Pacto EJA para os próximos quatro anos:

  • 900 mil estudantes no Programa Brasil Alfabetizado (PBA)
  • 100 mil jovens de 18 a 29 anos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem)
  • 540 mil estudantes beneficiários do Pé-de-Meia EJA
  • 190 mil estudantes do sistema prisional
  • 10 mil alunos da Universidade Aberta do Brasil formados
  • 60 mil educadores populares
  • 3 mil escolas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-EJA)

Segundo o Censo Demográfico de 2022, 14,1% da população cearense com 15 anos ou mais é analfabeta, totalizando aproximadamente 987 mil pessoas. A situação é particularmente grave em algumas cidades. Em Granja, 29% da população é analfabeta. Em Icó, o percentual é de 25,9%.

Para reforçar a adesão e promover a educação, o MEC lançou uma chamada pública como parte das estratégias do Pacto EJA. Até 6 de setembro serão realizados debates presenciais e virtuais sobre a modalidade de ensino, mobilização social e sensibilização em espaços públicos. O MEC também promoverá eventos e atividades online para orientar os sistemas de ensino sobre como acessar os programas do Pacto EJA.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir