O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o SOS Voto, um serviço de disque-denúncia criado para receber queixas sobre informações falsas e desinformação relacionadas ao processo eleitoral. A ferramenta, que está disponível para toda a população em todo o Brasil, pode ser acessada gratuitamente pelo telefone 1491.
O SOS Voto opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. Com a capacidade de atender até mil ligações por dia, o atendimento é feito por profissionais treinados do TSE para lidar com essas denúncias. Idealizado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o serviço visa aumentar a transparência e a eficiência no combate à desinformação durante as eleições municipais deste ano.

O número 1491 foi disponibilizado pelo Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O SOS Voto é uma extensão do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), uma plataforma online que centraliza os relatos de desinformação eleitoral.
O SOS Voto não apenas recebe denúncias, mas também oferece orientação sobre como registrar essas informações. As denúncias feitas por telefone são encaminhadas e o serviço também fornece instruções para que as pessoas possam registrar suas queixas diretamente através do Siade. Se as denúncias forem validadas, elas serão encaminhadas para a Polícia Federal, o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) ou o juiz eleitoral responsável.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.