O Projeto Mulheres do Litoral, promovido pelo Sebrae Regional Oeste, reúne nesta fase inicial mulheres líderes de sete municípios para receber treinamentos em liderança e planejamento estratégico. O projeto abrange 200 empreendedoras dos municípios de Acaraú, Itarema, Amontada, Trairi, Paraipaba, Itapipoca e Bela Cruz. As capacitações, que serão realizadas em cada município, vão se estender até novembro deste ano.
A iniciativa visa fortalecer o empreendedorismo feminino e promover o desenvolvimento regional, com o Sebrae/CE atuando como um catalisador do progresso local. A meta é reforçar a atuação das líderes e incentivar o envolvimento com suas comunidades, criando um senso de pertencimento e ampliando as oportunidades de negócios.
O projeto é estruturado para permitir que grupos de 20 a 30 mulheres por município trabalhem juntas na elaboração de projetos locais, visando transformar suas realidades a partir de uma colaboração mais estreita entre elas. “A ideia é que elas consigam se enxergar como líderes, tenham uma visão amplificada do município, olhem para a realidade delas, enxerguem as ameaças e oportunidades e construam esse plano de trabalho, acompanhadas por profissionais do Sebrae”, afirma Luana Maura, analista de negócios do Sebrae Regional Oeste.

As oficinas serão realizadas mensalmente com diferentes temas. Durante os meses de maio, junho e julho, as atividades abordaram aspectos comportamentais. Nos próximos meses, serão iniciadas as oficinas técnicas, onde cada grupo criará seu plano de trabalho para 2025, considerando suas forças e objetivos.
O objetivo da abordagem é que as mulheres participem ativamente da criação de suas próprias estratégias, promovendo maior engajamento e comprometimento. Para isso, o Sebrae oferecerá suporte contínuo para que as ideias desenvolvidas sejam efetivamente implementadas.
Nesse sentido, Jacob Bandeira, articulador do Regional Oeste, ressalta que a continuidade do projeto é um dos maiores desafios. “A partir da aplicação da metodologia, o Sebrae/CE busca fortalecer o território onde elas atuam como líderes, buscando o crescimento tanto individual quanto coletivo. Isso estará refletido na qualidade dos projetos que elas irão criar e executar”, comenta.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.