PUBLICIDADE

MPE recomenda medidas para eleições em Morrinhos

Nesta terça-feira (01/10), a Promotoria da 44ª Zona Eleitoral emitiu uma recomendação para assegurar o cumprimento das normas eleitorais durante a última semana de campanha e no dia das eleições em Morrinhos. O promotor Eleitoral Auxiliar, André Cesar Mariano da Silva, orientou os partidos políticos e as forças de segurança locais a seguirem rigorosamente as regras que determinam as condutas permitidas e proibidas nesse período.

O uso de alto-falantes e amplificadores só será permitido até sábado (05/10), entre 8h e 22h, respeitando a distância mínima de 200 metros de hospitais, escolas, igrejas e outros espaços culturais. Reuniões públicas e comícios poderão ser realizados até quinta-feira (03/10), dentro do horário das 8h às 24h, com exceção do comício final, que poderá se estender até às 2h da manhã dessa mesma data.

MPE recomenda medidas para eleições em Morrinhos
Foto: EBC – Agência Brasil

Eventos como carreatas, caminhadas e passeatas também devem se encerrar até às 22h do sábado (05/10). No entanto, é necessário a comunicação prévia à Justiça Eleitoral e à polícia com pelo menos 24 horas de antecedência. A propaganda eleitoral segue critérios específicos: na internet poderá ser veiculada até 24h do sábado (05/10); em jornais, até sexta-feira (04/10); e em rádios e televisões, até quinta-feira (03/10).

No dia das eleições, 6 de outubro, condutas que configurem crime eleitoral serão estritamente proibidas. São eles, a prática de boca de urna (abordar eleitores nas proximidades das seções eleitorais), a dispersão de materiais de campanha em áreas de votação ou vias públicas, o oferecimento de benefícios em troca de votos e o transporte de eleitores sem autorização judicial. Para a comemoração dos resultados, a organização da festa de vitória deverá ser feita com antecedência, visando a não obstrução das entradas e saídas da cidade.

O Ministério Público reforça que as operações de fiscalização, conduzidas pelas forças de segurança, devem garantir o cumprimento das normas e a integridade do processo eleitoral. Caso as orientações sejam desrespeitadas, candidatos e dirigentes partidários poderão enfrentar sanções civis e criminais.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir