
O setor automotivo do Ceará iniciou o ano com crescimento expressivo nas vendas de veículos novos. Em janeiro, foram comercializadas 12.105 unidades, um aumento de 26,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando 9.577 veículos foram vendidos. No entanto, houve uma queda de 7,38% na comparação com dezembro, que registrou 13.070 unidades emplacadas. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O desempenho do mercado cearense segue a tendência nacional. Em todo o Brasil, foram emplacadas 341.435 unidades em janeiro, um crescimento de 5,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Este foi o melhor resultado para janeiro desde 2015.
Segundo Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, o desempenho reflete um período do ano marcado por desafios para o setor. “O mês de janeiro é, historicamente, pior do que dezembro, pois é um período com características singulares e que influenciam o desempenho de emplacamentos, já que, nessa época, o orçamento das famílias é afetado por despesas como IPVA, matrículas e material escolar, além de ser uma época em que muitos consumidores saem em férias e acabam postergando a decisão de compra de veículos. Ainda assim, tivemos um resultado positivo frente a janeiro de 2024”, destaca.
O setor segue monitorando o comportamento do mercado nos próximos meses, apostando em estratégias para impulsionar as vendas ao longo do ano.