O Ceará registrou chuvas em 92 municípios entre as 7h de terça-feira (04), e as 7h desta quarta-feira (5), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações mais intensas ocorreram nas regiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, e Litoral Norte. O maior volume foi registrado em Aurora, que acumulou 151 milímetros (mm). Outras cidades com altos índices foram Santa Quitéria (79 mm), Granjeiro (46,3 mm), Tauá (39,8 mm) e Iguatu (32 mm).

A previsão do tempo indica continuidade das chuvas em todas as macrorregiões do Estado até esta quinta-feira (06). Durante a madrugada e a manhã desta quarta, as precipitações devem se deslocar para o centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, com intensidade variando de fraca a moderada, ocasionalmente forte. Na faixa litorânea, incluindo Fortaleza e Região Metropolitana, a pluviosidade deve persistir ao longo do dia, podendo ser intensa em alguns momentos.
Os impactos das chuvas já são sentidos em diversas localidades. Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, as fortes precipitações causaram transtornos. No bairro Icaraí, uma cratera se abriu, enquanto no Conjunto Metropolitano, conhecido como Picuí, inundações levaram ao deslocamento de pelo menos 26 famílias, que estão sendo abrigadas na Escola Municipal Antônio Miranda de Melo. A Prefeitura informou que equipes de assistência social, saúde e outros órgãos municipais estão prestando suporte às famílias atingidas.

A Defesa Civil segue monitorando áreas de risco e prestando orientação aos moradores. Para minimizar os danos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) realiza o reposicionamento da areia na encosta do Icaraí, enquanto a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) isolou a área para garantir a segurança da população e a organização do trânsito.
A previsão climática para os próximos dias alerta para a continuidade das chuvas, reforçando a necessidade de atenção redobrada em regiões vulneráveis do Estado.