PUBLICIDADE

Defesa Civil aponta risco e Prefeitura analisa demolição da Ponte Metálica

A Ponte Velha, também conhecida como Ponte Metálica, no Poço da Draga, em Fortaleza, está no centro de debates entre a Prefeitura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU). A estrutura tem mais de 100 anos e está interditada desde agosto de 2023.

Em maio deste ano, a Prefeitura solicitou ao Iphan um parecer sobre a possibilidade de “demolição controlada” e um relatório da Defesa Civil classificou o risco da ponte como “muito alto”, apontando degradação estrutural progressiva e perigo em caso de acesso indevido. Contudo, segundo a Defesa Civil, a demolição não seria a única solução, sugerindo também a preservação como ruína histórica.

Defesa Civil aponta risco e Prefeitura analisa demolição da Ponte Metálica
Foto: Matheus Dantas / CMFOR

O Iphan informou que a Ponte Velha não possui tombamento federal, mas tem valor histórico, cultural e arquitetônico, ligado ao desenvolvimento da região e à comunidade local. Nesse sentido, o órgão recomendou estudos aprofundados e participação dos moradores nas decisões, além da restrição do acesso à estrutura.

Em nota, a Prefeitura confirmou que não houve ordem para demolição, mas que solicitou pareceres técnicos e que projetos de requalificação estão em análise. Atualmente, a ponte permanece interditada, mas ainda é usada por banhistas e turistas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir