
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oficializou a criação do curso de graduação em Terapia Ocupacional. A proposta de criação, implantação e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) foram aprovados durante sessão do Conselho Universitário (Consuni/UFCA), realizada no dia 29 de julho de 2025.
O novo curso será ofertado em nível de bacharelado, no turno noturno, no campus da universidade em Barbalha. Serão disponibilizadas 50 vagas por ano, com uma carga horária total de 3.828 horas e duração prevista entre sete e dez semestres. Atualmente, apenas o curso de Medicina funciona nesse campus, mas, a partir de 2026, também passarão a funcionar as graduações em Psicologia e Farmácia, ambas já autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o professor Cláudio Gleidiston, diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, o curso de Terapia Ocupacional prepara profissionais para utilizar atividades do cotidiano como recurso terapêutico, com o objetivo de melhorar a autonomia e a qualidade de vida de pessoas que enfrentam dificuldades para executar tarefas diárias, por conta de limitações físicas, mentais ou sociais.
O docente ressalta ainda que o terapeuta ocupacional pode atuar em diversas áreas, como saúde, educação e assistência social, contribuindo para a reabilitação, inclusão social e o desenvolvimento de habilidades em diferentes contextos.