PUBLICIDADE

Fortaleza recebe pela primeira vez o projeto “Culturaê – Papo de Artista”

A CAIXA Cultural Fortaleza sedia, entre os dias 8 e 10 de agosto, a primeira edição local do projeto “Culturaê – Papo de Artista”. A iniciativa promove oficinas e mesas de diálogo com nomes de destaque nas artes e na cultura, tanto do cenário local quanto nacional.

Fortaleza recebe pela primeira vez o projeto “Culturaê – Papo de Artista”
Foto: Divulgação

A programação é gratuita e contempla diferentes linguagens, abordando temas como urbanidade, tradição, reconhecimento e intimidade com a cidade. Os ingressos para cada atividade devem ser retirados presencialmente, na bilheteria da CAIXA Cultural, com uma hora de antecedência do início dos encontros.

Debates

A programação tem início nesta sexta-feira (08/08), às 17h, com a mesa “Das ondas que o sol ilumina [Urbanidades litorâneas]”, que reúne o rapper carioca MV Bill e o designer de moda fortalezense David Lee. Conhecido por relatar as vivências urbanas da periferia, MV Bill propõe reflexões a partir de sua trajetória na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Já David Lee destaca a relação entre moda e litoral nas suas coleções em crochê, como “Horizontes” e “Leste Oeste”.

No mesmo dia, às 19h, será realizada a mesa “Não se apagam no seu coração [Tradições, reinvenções e permanências]”, com a participação do ator Caio Blat e da coreógrafa Circe Macena. Protagonista de produções como “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” e “Grande Sertão”, Blat compartilha sua experiência em adaptações da obra de Guimarães Rosa. Por sua vez, Circe Macena apresenta sua pesquisa com o Fandango do Mucuripe, tradição cearense revivida em seu espetáculo “Corpos Embarcados”.

Fortaleza recebe pela primeira vez o projeto “Culturaê – Papo de Artista”
Personalidades vão compor as mesas temáticas no Culturaê-Papo de Artista (Foto: Allan França, Ivan Stamato-Baptista e Isadora Arruda)

No sábado (09/08), às 15h, a mesa “Para a glória [Reconhecimentos e lutas]” inclui a humorista Dinah Moraes e o ator e diretor Francis Wilker, do Pavilhão da Magnólia. O grupo foi premiado com o Prêmio Shell 2025 na categoria Destaque Nacional pelo espetáculo “A Força da Água”.

Na sequência, às 17h, a escritora Aline Bei e a empresária Neuma Figueirêdo participam da mesa “Junto à sombra dos muros do forte [Cidade e intimidade]”. Finalista do Prêmio Jabuti com o romance “Pequena Coreografia do Adeus”, Bei traz reflexões literárias sobre pertencimento e memória. Neuma, por sua vez, aborda a relação entre arquitetura, afetividade e o espaço urbano.

Atividades Exclusivas e Encerramento

Além das mesas abertas ao público, o “Culturaê” inclui ações voltadas a grupos específicos. Na manhã de sexta-feira (08/08), às 9h, estudantes da rede pública participam da oficina “Brincar e Criar Fortalezas”, conduzida pela escritora e pesquisadora Nina Rizzi. A atividade propõe a criação de narrativas visuais e textuais a partir das memórias das crianças sobre Fortaleza.

O encerramento da programação acontece no domingo (10/08), às 10h, com a mesa especial de Dia dos Pais: “Falcão: por uma paternidade catilogente e um amor inoxidável”. A conversa é conduzida pelo cantor e comediante Falcão, com participações do filho, o músico Pedro Maia. A ação é exclusiva para clientes da CAIXA, mediante comprovação no local.

Todas as mesas têm duração aproximada de uma hora e serão seguidas de sessões de autógrafos e fotos com o público.

O curador e mediador do projeto, Renato Cordeiro, destaca que a escolha de Fortaleza se deve à sua potência cultural. “Lendo ‘Cais do Porto’, HQ de Brendda Maria, vendo ‘A Jangada de Welles’, de Petrus Cariry, ou mesmo ouvindo ‘Fortaleza’, da Cidadão Instigado, entendi que certos dramas da cidade têm paralelos com a minha Salvador. Por tudo isso, fico em dúvida se me sinto mais honrado ou mais desafiado a abraçar um evento que justamente celebra essa cidade que dá tanto para o Brasil”, comenta.

Serviço

Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)

Data: 8 a 10 de agosto de 2025

Horários: Sexta-feira – 9h, 17h e 19h | Sábado – 15h e 17h | Domingo – 10h

Ingressos gratuitos, com retirada uma hora antes de cada atividade na bilheteria da CAIXA Cultural

Funcionamento da bilheteria: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h

Classificação livre e mais informações no Instagram da Caixa Cultural

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir