
Pela primeira vez, Fortaleza foi palco do “Emendas Parlamentares – Caminho das Pedras”. Com a abertura registrada nesta quinta-feira (07/08), o evento segue até o dia 8 de agosto com palestras de orientação e capacitação sobre ações voltadas ao manuseio desses recursos.
Ver essa foto no Instagram
No atual contexto, a programação surge em momento oportuno: só em 2025, o Congresso Nacional aprovou mais de R$ 50 bilhões para ser distribuído através desse mecanismo político. No entanto, só 1,78% desse valor foi empenhando nos 50 primeiros dias úteis após a sanção da Lei Orçamentária.
A ideia da imersão é fazer com que gestores, servidores e técnicos tenha ferramentas necessárias para evitar falhas técnicas e operacionais na execução desses recursos. Para enriquecer a programação, a organização trouxe nomes de experiência, a exemplo de Waldemir Paulino Paschoiotto. Mestre em administração, o especialista também é secretário adjuntos de Relações Públicas do Tribunal de Contas da União.
“As emendas assumem um protagonismo diferente hoje no Brasil. Grande parte dos recursos que são transferidos para Estados e municípios são definidos pelos parlamentares. Dessa maneira é de suma importância que os gestores, os prefeitos e os servidores estejam conscientes sobre regras, entrega e resultado da aplicação do recursos para a sociedade”, afirmou o secretário do TCU.