PUBLICIDADE

Inflação para 2025 recua, mas segue acima do teto definido pelo Banco Central

Apesar das recentes quedas nas projeções, a inflação projetada para 2025 permanece acima do teto estabelecido pelo Banco Central. De junho de 2024 a junho de 2025, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 5,35%, ultrapassando a faixa de tolerância entre 1,5% e 4,5% prevista pelo sistema de metas vigente desde janeiro.

A perspectiva para o próximo ano, segundo o Boletim Focus, que compila semanalmente as expectativas do mercado financeiro, mostra uma mediana para o IPCA de 5,07% no início de agosto. O percentual indica uma redução constante desde maio, quando atingiu 5,5%.

Inflação para 2025 recua, mas segue acima do teto definido pelo Banco Central
Foto: Reprodução

A valorização do real contra o dólar, embora tenha sofrido uma desvalorização anual próxima a 12%, tem oferecido alívio contra a alta de preços de importados. Além disso, a safra agrícola mais farta tem contribuído para a redução dos preços de alimentos, especialmente carnes, cujo valor também foi afetado por fatores como o surto de gripe aviária e o conflito entre Brasil e Estados Unidos.

Entretanto, especialistas alertam para riscos que podem frear a queda da inflação. A pressão sobre as tarifas de energia elétrica e o aumento da demanda por serviços, impulsionada pelo mercado de trabalho aquecido, são exemplos dessas ameaças no curto prazo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir