O distrito de Queimadas, em Horizonte, recebeu nesta segunda-feira (18/08) a EEMTI Quilombola Antônia Ramalho da Silva, primeira escola de ensino médio em tempo integral voltada à população quilombola do Ceará. A escola atende atualmente 266 estudantes, que anteriormente dividiam o espaço com o ensino fundamental.

O currículo é estruturado em oito eixos: memória, oralidade, comunidade, territorialidade, ancestralidade, tecnologias, saúde da população quilombola e mulher quilombola. O intuito é valorizar a cultura local.
O diretor da escola e filho do Quilombo, Gustavo Vasconcelos, destacou a importância de oferecer educação diferenciada e de preservar a identidade cultural. “Esse local é um sonho da comunidade, uma comunidade que começou os seus estudos debaixo de um pé de cajueiro. Quando a educação era negada o acesso, esse povo resistia debaixo desse pé de cajueiro. Essa escola é um passo de luta, de resistência e de ancestralidade”, pontuou.
A EEMTI Antônia Ramalho da Silva é a segunda escola quilombola do Ceará e a primeira a oferecer ensino integral. O prédio segue os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e recebeu investimento de R$ 12,9 milhões.

A estrutura conta com quatro salas de aula, quatro laboratórios de Ciências, um laboratório de Informática, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, auditório, bloco administrativo, bloco recreativo com cozinha e refeitório, estacionamento, jardins e áreas com acessibilidade, além de vestiários e pavimento em piso intertravado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.