
A cidade de Quixadá promove, entre os dias 20 e 22 de agosto (quarta a sexta-feira), o encerramento da 29ª edição do Encontro de Profetas da Chuva, um verdadeiro tributo à cultura popular e aos conhecimentos tradicionais do Sertão Central. Após a divulgação das previsões para a próxima quadra chuvosa, a programação continua com atividades culturais que reúnem música, cinema, arte e homenagens, no Teatrinho de Bolso Velho Didi.
Na abertura do evento, o público será acolhido ao som da tradicional cantoria de viola com os repentistas Guilherme Calixto e Edmundo Alves, a partir das 17h30, em um ambiente especialmente organizado pela Fundação Cultural de Quixadá para a ocasião.
O encontro também contará com a presença de profetas e profetisas da chuva, mestres da Cultura e estudiosos como a professora doutora Yls Câmara Rabelo, o doutor Helder Cortez e o professor João Paulo, criando um espaço de diálogo e valorização dos saberes do semiárido.
Na quinta-feira (21), a programação reserva uma homenagem à profetiza Meyrismar Nobre Silveira Dias. A noite segue com a exibição do filme “A Lenda dos Cavaleiros da Água”, de Helen Quintans, e do documentário “Profetas das Chuvas”, dirigido por Vitor Grilo. Já na sexta-feira (22), a homenageada será a profetisa Francisca Narcisa da Silva, seguida pela exibição dos filmes “Profetas da Chuva e da Esperança”, de Márcia Paraiso, e “Profeta das Chuvas”, de Marcos Moura.
O evento é promovido pelo Instituto de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central em parceria com o Ministério da Cultura, e conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Cosampa, Banco do Nordeste e Dakota. A iniciativa também recebe suporte cultural da Prefeitura de Quixadá, Instituto Federal do Ceará, Cagece, Governo do Estado do Ceará e Senac, reforçando o compromisso com a preservação das tradições e a valorização da cultura popular da região.