Entre janeiro e julho de 2025, os aeroportos brasileiros registraram aumento de 9,6% na movimentação de passageiros em comparação ao mesmo período do ano anterior. Conforme levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com base em dados da Anac, 73,4 milhões de pessoas viajaram em voos domésticos e internacionais nos sete primeiros meses do ano.
No segmento internacional, o crescimento alcançou 15%, com 16,4 milhões de passageiros. Já as viagens domésticas registraram alta de 8,2%, totalizando 57 milhões de passageiros. Os dados também mostram que o número total de voos subiu 3,6% no período, com 554.469 operações dentro e fora do país.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que os números representam um novo recorde para a aviação brasileira. “Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, projetou.
Julho Histórico
O desempenho do mês de julho também chamou atenção, com 11,6 milhões de passageiros transportados em voos nacionais e internacionais. O número representa um aumento de 7,5% na comparação com julho de 2024.
No mercado doméstico, o setor aéreo brasileiro atingiu um marco histórico ao ultrapassar a marca de 9 milhões de passageiros (9.031.000), superando o recorde anterior de 8,9 milhões, registrado em julho de 2015. O crescimento em relação a julho do ano passado foi de 6%. No segmento internacional, o mês registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões de passageiros, também estabelecendo novo recorde para o período.
Movimentação de Cargas
Quanto ao transporte de cargas, o setor doméstico registrou 39,1 mil toneladas em julho, uma queda de 3,8% em relação ao mesmo mês de 2024. Já as operações internacionais tiveram crescimento de 0,8%, com 76 mil toneladas transportadas. No total, foram movimentadas 115,1 mil toneladas, representando uma variação negativa de 0,8% frente a julho do ano anterior.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.