A ex-prefeita de Canindé, Rosário Ximenes, esteve na última terça-feira (19) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Funcionária aposentada do legislativo estadual, a ex-gestora revelou ter ido ali para participar de uma reunião com o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB). Conforme Rosário, Romeu, que deve ser candidato a deputado federal em 2026, terá o apoio dela em Canindé nas eleições do próximo ano.
Em entrevista exclusiva à Rede ANC, Rosário revelou que as denúncias feitas por ela ao Ministério Público às vésperas da eleição de 2025, foram uma resposta aos ataques feitos a ela e à candidatura que ela apoiava. “Quando nós estávamos no quente de uma política, e você tem uma prefeita ali com 83% de aprovação, que coloca um sucessor que está nas pesquisas, e que você vê aquilo desabar, você tem que ver as coisas como é que estão e denunciar realmente. Ter a coragem.”, declarou.
Em 26 de setembro do ano passado, Rosário denunciou ao Ministério Público, diversos crimes que estariam sendo praticados em Canindé e em 50 outros municípios do Ceará. Em termo de declaração que a Rede ANC teve acesso, ela afirmou, perante o promotor Jairo Pequeno Neto, que estaria recebendo ameaças do empresário Carlos Alberto Queiroz – Bebeto Queiroz (PSB), atualmente um foragido da Justiça.
À época ela acusou “Bebeto do Choró” de atuar na lavagem de emendas parlamentares, segundo ela, enviadas pelo deputado federal Júnior Mano (PSB). “O deputado concede as emendas, manda para ele (Bebeto) e ele lava”, acusou Rosário no depoimento, declarando que estava recebendo ameaças e que Bebeto estaria oferecendo R$ 500 mil para que os vereadores não apoiassem o candidato da então prefeita de Canindé. “Poucos tiveram a coragem que eu tive, de fazer o que eu fiz, e de dizer o que eu disse. Muitas pessoas tinham vontade, mas não tinham coragem, né?”, disse.
Ela revelou que a decepção dela em todo esse imbróglio é com o comportamento do senador Cid Gomes (PSB). Isso porque, Rosário lembra que ela e o esposo já falecido, o ex-prefeito Ximenes Filho, sempre apoiaram os irmãos Ferreira Gomes no Ceará. “Essa família Ferreira Gomes é uma família até que eu admiro muito. São inteligentes, são políticos, são articuladores. Mas houve, sim, a decepção. Primeiro porque ele não tinha que dar uma palestra na casa do povo. Na casa legislativa”, criticou Rosário, ao lembrar entrevista coletiva de Cid na Assembleia Legislativa com o objetivo de defender Júnior Mano.
Na ocasião, o senador citou uma denúncia que a oposição fez contra a filha de Rosário, Às vésperas da eleição de 2025. Durante a coletiva, Cid considerou que a atitude da ex-prefeita se deu por ela ter perdido a eleição e pela filha ter sido denunciada em suposto esquema de corrupção. Diante da declaração, Rosário defendeu a filha e lembrou que os Ferreira Gomes foram derrotados na disputa municipal em Sobral. “Quem perdeu perdeu as eleições foi ele em Sobral na sua cidade natal”, declarou. “Esquece cedo senador! A minha filha nunca se envolveu. Todos nós sabemos dos robôs que fizeram contra minha família na eleição”, complementou.