PUBLICIDADE

Ceará Sem Fronteiras abre editais de intercâmbio e publicação de livros

O Governo do Ceará lança nesta quinta-feira (28/08) o projeto Ceará Sem Fronteiras, que oferece bolsas de intercâmbio formativo e oportunidades de publicação de livros. O evento de abertura será às 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. As inscrições podem ser feitas pelo Mapa Cultural do Ceará e pelo site Editais da Secult.

Ceará Sem Fronteiras abre editais de intercâmbio e publicação de livros
Foto: Luiz Alves

A filósofa e escritora Márcia Tiburi ministrará a aula magna “Resistência e Criação de Imaginários Críticos na Indústria Cultural”, com foco na imaginação como ferramenta de resistência frente à indústria cultural. Na mesma ocasião, será divulgado o calendário de lançamento de 20 livros de pesquisadores cearenses, integrando a coleção “Territórios de Criação”.

Editais e Oportunidades

O projeto disponibiliza três editais: dois de bolsas de intercâmbio formativo, sendo 20 nacionais e 20 internacionais, e um de publicação de livros. Este selecionará até 10 obras inéditas em formato impresso e digital sobre artes, cultura, acervos e memórias do Ceará. Durante o lançamento, dois editais já estarão abertos para inscrição gratuita.

“Executado durante o ano de 2024, também pela Mercúrio Produções e Secult Ceará, o Territórios de Criação proporcionou a seleção e publicação de 20 pesquisas inéditas, entre teses e dissertações, que exploram a diversidade das artes e culturas do Ceará. Por meio dos Intercâmbios Formativos, 34 profissionais da cultura – entre artistas, técnicos, gestores e produtores – foram selecionados para formações em 10 estados brasileiros e 10 países”, comentou Nádia Sousa, gestora da Mercúrio Produções. O investimento foi de R$ 1,2 milhão em 2024.

Para o coordenador da Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura da Secult, Ernesto Gadelha, o programa se fortalece através da política de formação em arte e cultura. “Essas ações incluem publicações que registram e compartilham reflexões, problematizações e formulações relevantes, tornando o pensamento cultural local mais acessível”, pontuou.

Quem é Márcia Tiburi?

Ceará Sem Fronteiras abre editais de intercâmbio e publicação de livros
Na foto, Márcia Tiburi (Foto: Fernando Rabelo)

Márcia Tiburi é doutora em Filosofia pela UFRGS e pós-doutora em Artes Plásticas pela Unicamp. Já lecionou no Brasil e no exterior, é autora de ensaios e romances, apresenta projetos culturais e é colunista da Revista Cult e do projeto Brasil fora da Caverna.

Ceará Sem Fronteiras

O programa busca ampliar a circulação de ideias e fortalecer conexões entre a produção cultural, acadêmica e social do Ceará e o mundo, por meio de intercâmbios, residências e formações. É realizado pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e pelo Governo Federal, com recursos da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Mercúrio Produções.

Calendário de lançamentos – Coleção Territórios de Criação

  • 11/09 – Palavras, Imagens e Encantamentos
  • 25/09 – Patrimônio Vivo, Cultura Popular
  • 09/10 – Corpo, Identidade e Resistência
  • 23/10 – Territórios, Tradições e Memórias
  • 13/11 – Poéticas do Real, Resistências e Futuro

O público poderá acessar o complexo cultural pela Rua José Avelino ou pela Rua Boris, em frente ao Hub Cultural Porto Dragão. A entrada é gratuita.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir