O Projeto Malha D’Água, que visa ampliar o acesso à água tratada em municípios do interior do Ceará, já atingiu aproximadamente 67% de conclusão, segundo dados da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH). A iniciativa envolve a construção de um sistema integrado de abastecimento de água, capaz de atender 280 mil habitantes em nove cidades e 38 distritos.
O Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central, responsável pelo transporte da água, capta o recurso no Açude Arrojado Lisboa, realiza o tratamento necessário e distribui para as localidades beneficiadas. Entre as sedes municipais contempladas estão Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca.
Inicialmente previsto para ser concluído em 2027, o projeto teve sua entrega antecipada para 2026, graças a um planejamento estratégico que otimizou recursos e etapas de execução. De acordo com Thiago Pinheiro, gerente de contratos da empresa Passarelli, que integra o Consórcio Águas do Sertão, o Setor I do projeto já está em operação parcial.

O Setor I inclui as cidades de Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro, enquanto os municípios de Senador Pompeu, Mombaça e Piquet Carneiro seguem com obras em andamento na Captação, Estação de Tratamento de Água (ETA) e adutora. “Esse modelo de operação é muito positivo, porque nos permite adaptar o funcionamento às necessidades reais da população, corrigindo e ajustando de imediato qualquer ponto que precise de reforço”, explicou.
O investimento total no projeto deve alcançar R$ 675 milhões, sendo que até o momento já foram aplicados R$ 432,8 milhões em obras e serviços. A operação envolve 690 profissionais e 130 equipamentos, enquanto o sistema conta com 291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores. Para garantir a qualidade da água, é utilizado um processo de ultrafiltração, que remove partículas, sedimentos e micro-organismos.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) classifica o Setor I como um dos maiores projetos de segurança hídrica do país e o maior do Ceará. A inauguração da ETA, localizada às margens do Açude Banabuiú, ocorreu em 12 de agosto.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.