O Ceará registrou uma redução de 47,8% nas colisões entre trens e veículos no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho, ocorreram 12 acidentes, frente a 23 registrados em 2024, resultado atribuído a ações de prevenção e campanhas de conscientização, com destaque para as cidades de Sobral e Fortaleza.
Em Sobral, o VLT apresentou uma diminuição de 16,7% nas batidas, resultado direto da sincronização entre os semáforos rodoviários e os sinais ferroviários. Das 29 passagens de nível da cidade, 13 já contam com o sistema automático que fecha os semáforos para os veículos quando um trem se aproxima, aliado aos sinais sonoros e luminosos da ferrovia.
Em Fortaleza, a Linha Nordeste não registrou nenhuma colisão durante o primeiro semestre. O bom desempenho é creditado às manutenções periódicas das sinalizações e às campanhas educativas divulgadas nas diversas mídias.

Das 12 ocorrências estaduais, 10 foram registradas no VLT de Sobral, uma na Linha Oeste e outra no VLT do Cariri. A maioria desses acidentes envolveu motoristas que desrespeitaram a sinalização e avançaram sobre os trilhos.
Riscos e Orientações
Embora raramente causem ferimentos graves, os acidentes provocam danos materiais e podem interromper temporariamente o transporte público ferroviário. O Metrofor reforça que os trens têm prioridade no trânsito, pois, devido ao seu tamanho e peso, não conseguem frear rapidamente ou desviar de obstáculos, exigindo atenção redobrada dos motoristas.
De acordo com a legislação brasileira de trânsito, é obrigatório que veículos parem antes de atravessar uma linha férrea. A infração pode gerar multas, perda de pontos na CNH e, em casos de prejuízo ao serviço público, responsabilização criminal.
Para uma travessia segura, a recomendação é clara: Pare, Olhe e Escute. O Metrofor complementa a segurança com cancelas, sinais sonoros e luminosos em diversas passagens de nível, enquanto a pintura de solo é responsabilidade dos órgãos de trânsito.
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