PUBLICIDADE

Mutirão promove emissão de documentos para pescadores artesanais do Ceará

A Secretaria de Proteção Social (SPS) realiza até novembro de 2025 um mutirão destinado aos pescadores artesanais do Ceará. A iniciativa, que teve início em Icapuí, percorrerá 16 municípios, oferecendo aos trabalhadores da pesca a oportunidade de atualizar suas Carteiras de Identidade Nacional (CINs). Entre os dias 26 e 29 de agosto, o mutirão será realizado em Beberibe.

A ação é fruto de uma parceria entre a SPS, a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), a Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA), a Superintendência Federal da Pesca e Agricultura, colônias e sindicatos de pescadores, além das prefeituras municipais. O objetivo é descentralizar os atendimentos, agilizar os processos e garantir que os pescadores tenham acesso facilitado ao seguro defeso.

Mutirão promove emissão de documentos para pescadores artesanais do Ceará
Foto: Ascom SPS

Estão contemplados pelo mutirão os municípios de Beberibe, Acaraú, Camocim, Aracati, Itarema, Trairi, Cascavel, Fortim, Aquiraz, Barroquinha, Amontada, Chaval, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Crateús, Paraipaba e Icapuí.

O foco principal da iniciativa é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que comprova a identidade e a elegibilidade do trabalhador para receber o seguro defeso. A medida se tornou ainda mais relevante após a publicação do Decreto nº 12.527, de 24 de julho de 2025, que atualiza as regras para a concessão do Seguro-Desemprego durante o período de defeso, conhecido como Seguro-Defeso.

Como participar?

Os interessados em participar do mutirão devem procurar o sindicato ou colônia de pescadores de sua cidade e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento (para solteiros) ou certidão de casamento (para casados), comprovante de residência e carteira de pescador artesanal.

Serviço

Data: 26 a 29 de agosto (terça a sexta-feira)

Horário: 8h às 16h30

Local: Sindicato dos Pescadores de Beberibe

Endereço: Rua Racine Facó, 179, Centro (Rua do INSS)

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir