A Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, inicia em setembro um novo sistema de controle de acesso: a biometria facial. A medida visa registrar com precisão o público que visita o parque e permitirá monitorar frequência, idade e perfil dos frequentadores.
O parque também terá uma nova definição de horários, especialmente para visitas escolares, que começarão na primeira semana de setembro. Grupos de até 60 alunos, de escolas públicas e privadas, poderão conhecer o espaço durante turnos definidos. Após a conclusão dessas atividades, o parque retomará o atendimento normal ao público.
A revitalização do parque trouxe também serviços institucionais. A Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) e a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) ocupam as casas coloridas do local. Equipes da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) instalarão um posto para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG e utiliza o CPF como identificação única e padronizada.

Segundo a gestora da assessoria pedagógica do parque, Socorro Timbó, o sistema de biometria funcionará como cadastro permanente, semelhante ao aplicado em centros esportivos. Dois leitores serão instalados nas entradas, incluindo um adaptado para Pessoas com Deficiência (PCDs). O registro poderá ser feito via aplicativo ou manualmente, com apoio da equipe.
“Nós fizemos isso porque queremos saber quantas pessoas chegam aqui. Quem é o público maior, se é idoso, se são as crianças, até para poder trazer essas pessoas para perto”, explicou.
Para segurança, o parque conta com câmeras de monitoramento e presença da Guarda Municipal de Fortaleza. Vale destacar que aos domingos não é permitido estacionar dentro do espaço para que haja mais área disponível para recreação infantil.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h e das 17h às 19h. Para escolas, o espaço estará aberto das 8h às 11h e das 14h às 17h. Aos finais de semana e feriados, o parque abre das 7h às 19h, com atividades lúdicas e musicais aos domingos pela manhã.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.