A Câmara Municipal de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), rejeitou, nesta segunda-feira (1), o projeto de decreto que concederia o Título de Cidadão Eusebiense ao deputado estadual e presidente do Partido Liberal (PL) no Ceará, Carmelo Neto. A proposta foi derrotada por nove votos contrários e apenas um a favor, este do autor do projeto, o vereador Gabriel França (União).

Gabriel, único parlamentar da oposição na Casa Legislativa, protocolou o projeto em 21 de agosto, destacando a trajetória política de Carmelo Neto, que começou sua carreira pública aos 13 anos, participando de movimentos que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O vereador também ressaltou a atuação parlamentar de Carmelo, que inclui fiscalização de equipamentos públicos, defesa de pautas conservadoras, oposição ao aumento de impostos e apoio à desburocratização dos serviços públicos.
Durante a sessão, Gabriel lamentou a falta de independência de voto entre os colegas vereadores, afirmando que alguns parlamentares que inicialmente se comprometeram a apoiar a proposta acabaram votando contra.