Guaramiranga e Baturité se preparam para receber, de 13 a 20 de setembro, a 31ª edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT). Durante oito dias, o evento reunirá 65 apresentações gratuitas, ocupando praças, ruas, teatros e outros espaços públicos das duas cidades.
A abertura oficial acontece no dia 13, às 19h, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. Na programação, o público poderá conferir quatro mostras principais — Palco Ceará, Nordeste, Cenas Germinantes e FNT para Crianças —, além de espetáculos convidados, debates, oficinas e intervenções artísticas.
Produção Cearense
A Mostra Palco Ceará concentrou 90 inscrições vindas de 24 municípios e selecionou dez espetáculos para Guaramiranga, além de dois grupos convidados para apresentações em Baturité. Participam artistas e coletivos das cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Varjota, Trairi, Quixeré, Arneiroz, Tauá, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Aquiraz.
Magela Lima, coordenador de curadoria da Mostra Palco Ceará, explica que a seleção reflete a pluralidade da cena teatral cearense. “Nesse universo de dez trabalhos, a gente tem montagens das mais variadas: de rua, de palco italiano, solo, com elenco, produções de pesquisa contemporânea, outras mais ligadas à tradição. É um panorama muito diversificado do teatro do Ceará, que surpreende pela qualidade das propostas”, comenta.
As encenações dialogam com temas variados. Entre eles: a seca no sertão, o enfrentamento à Ditadura Militar, questões de gênero e preconceito, além de narrativas que exaltam a cultura regional e a memória coletiva.

Baturité
Em 2025, o festival expande sua atuação com a Mostra Palco Ceará – Especial Baturité, voltada para o teatro de bonecos. Nessa etapa, o município vizinho de Guaramiranga recebe o Grupo Formosura de Teatro, de Fortaleza, e o Circo Tupiniquim Teatro de Bonecos, de Aquiraz. A iniciativa fortalece a parceria do FNT com a Rede Cearense de Teatro de Bonecos.
Programação
No domingo (14/09), a Mostra Palco Ceará em Guaramiranga abre com apresentações de três grupos de Fortaleza: Museu Escafandro de Novidades apresenta “MAQUINAMÁRIO: Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta”, homenagem à poesia marginal e à obra de Mário Gomes; o Coletivo Rei Leal encena “Nada de Novo Sob o Sol do Sertão”, solo inspirado em “Deus Danado”, de João Denys; e a Cia Bravia apresenta “Das Que Ousaram Desobedecer”, que revive a luta de mulheres cearenses contra a Ditadura Militar nos anos 60 e 70.
Outros destaques incluem “Ariadne – Cartografias de Um Labirinto” (Companhia Crisálida de Teatro, de Caucaia/Maracanaú/Fortaleza), “CASSACOS” (Grupo CriAr de Teatro, de Varjota), “Corpo Sabedor” (Thiago Patrício, de Trairi), “Metendo a Boca” (Ricardo Tabosa, de Fortaleza), Entremeios Poéticos (Luna(R) Produções e NIPA, de Juazeiro do Norte), “Alquimista Jerônimo” (Trupe Motim de Teatro, de Quixeré, e Grupo Juká, de Arneiroz/Tauá) e “Fábrica de Seres” (Dona Zefinha, de Itapipoca, e Trupe Motim de Teatro).
Serviço
Data: 13 a 20 de setembro de 2025
Local: Guaramiranga e Baturité
Site: www.fntguaramiranga.com.br | Instagram: @fntguaramiranga
Mais informações: contato@fntguaramiranga.com.br
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.