PUBLICIDADE

Veja cidades do CE com destaque em Português e Matemática

Foto: Reprodução

Anualmente, estudantes dos primeiros e últimos anos do ensino fundamental no Ceará participam de avaliações externas que traçam um panorama da qualidade da educação no estado. É o caso do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), que mede a proficiência dos alunos da rede pública nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Na edição mais recente, referente a 2024, municípios como Ararendá, Coreaú e Deputado Irapuan Pinheiro se destacaram pelos bons resultados dos estudantes.

Na avaliação de Português, o Spaece verifica competências como a habilidade de localizar informações explícitas, deduzir o significado de palavras ou expressões, reconhecer ironia, estabelecer conexões entre partes do texto e diferenciar fato de opinião, conforme o nível de ensino do aluno.

Em Matemática, a prova analisa, por exemplo, a aptidão dos estudantes para estabelecer relações entre diferentes unidades de medida de tempo, resolver problemas que envolvem o cálculo do perímetro de figuras geométricas, compreender noções de volume, decompor números naturais ou identificar frações equivalentes.

Em uma escala de nota que vai de 0 a 500, classificando os resultados entre 175 e 224 como intermediário, e igual ou superior a 225 como adequado. Também são consideradas as categorias muito crítica (pontuação inferior a 125) e crítica (de 125 a 174), que representam os desempenhos mais baixos.

Foi possível constatar que, em 18 municípios, todos os estudantes do 5º ano alcançaram desempenho classificado como intermediário ou adequado em Português. Isso representa cerca de 10% dos 184 municípios do estado. As cidades são: Ararendá, Baixio, Cariré, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, Groaíras, Ipaporanga, Mucambo, Nova Olinda, Pacujá, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Potiretama, Reriutaba, Senador Sá, Umari e Varjota.

Na disciplina de Matemática, 15 municípios apresentaram todos os alunos nas faixas mais altas de desempenho, o que corresponde a aproximadamente 8,2% do total do estado.

No total, 13 cidades aparecem nas duas listas, com desempenho destacado tanto em Português quanto em Matemática nos anos iniciais do fundamental. É o caso de Ararendá, Baixio, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, entre outras.

Já na análise dos resultados do 9º ano, fase em que os estudantes concluem o ensino fundamental, apenas quatro cidades tiveram 100% dos alunos com proficiência intermediária ou adequada em Matemática, disciplina que ainda representa um desafio, especialmente na rede pública. São elas: Altaneira, Ararendá, Deputado Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro.

Na prova de Português para o 9º ano, nenhum município alcançou desempenho máximo entre todos os alunos. No entanto, 31 cidades apresentaram entre 90% e 99% dos estudantes com resultados nas faixas mais altas. São elas:

Alto Santo (91,2%), Ararendá (99,2%), Caridade (90,5%), Cariré (99,1%), Catunda (91%), Coreau (96,8%), Cruz (95%), Deputado Irapuan Pinheiro (97,7%), Forquilha (99,2%), Fortim (90%), Ipaporanga (90,6%), Ipueiras (96,2%), Jijoca de Jericoacoara (94,9%), Meruoca (93,1%), Milha (98,2%), Morrinhos (95,2%), Mucambo (94,7%), Nova Russas (91,1%), Novo Oriente (96,1%), Pedra Branca (98,8%), Piquet Carneiro (97,6%), Potiretama (98,7%), Quiterianópolis (95,6%), Quixeramobim (92,7%), Reriutaba (99,1%), Santana do Acaraú (90,1%), Senador Sá (93,4%), Solonópole (94,8%), Tamboril (94,3%), Uruoca (92,6%) e Varjota (96,6%).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir