
As Prefeituras dos municípios de Marco e de Morrinhos se propuseram a organizar eventos para promover a prática do “grau”, nome dado à manobra em que o motociclista levanta a roda dianteira do veículo. Porém, segundo o Ministério Público do Estado do Ceará, essa prática pode atrapalhar o trânsito e impactar no sossego e bem-estar da população.
Por essa razão, o órgão recomendou o cancelamento desses dois eventos. Em sua posição, o MP afirma que também é preciso se atentar às pessoas idosas e com Transtorno do Espectro Autista, que podem ser as mais impactadas com os efeitos da prática do grau.
Além de se basear nesse fato, o Ministério Público ainda cita a prática como infração gravíssima, baseado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O desrespeito a essa norma prevê 7 pontos na carteira, multa e recolhimento do veículo, podendo ser considerada crime com base no artigo 309 da legislação.
A recomendação, que também foi direcionada ao Departamento Estadual de Trânsito, às Polícias Civil e Militar, ainda cobrou que sejam intensificadas as fiscalizações de desrespeito à legislação de trânsito, como circulação de veículos com escapamento alterado, sem placa ou em alta velocidade.
Os órgãos recomendados têm até o próximo sábado (13/09) para informar se irão ou não acatar as medidas propostas pelo MP.