
A fé em São Francisco de Assis guia os passos dos milhares de fiéis que visitam Canindé ao longo do ano. No município onde a espiritualidade se transforma em jornada e destino, o Governo do Ceará inaugurou, nesta sexta-feira (12), a primeira fase do Centro Comercial e das obras de requalificação no entorno da Estátua do santo. O novo espaço, ao lado do monumento, reúne lojas e praças de alimentação, proporcionando acolhimento aos visitantes.

A solenidade realizada aos pés da imagem do santo símbolo de humildade e fraternidade, foi liderada pelo governador Elmano de Freitas, com presença de autoridades locais e estaduais. Em seu discurso, o governador enfatizou o impacto positivo do novo equipamento para o turismo na cidade.

“Estamos muito felizes entregando esse complexo, principalmente nesse período de festejos de São Francisco, que está prestes a começar. Muito feliz, pois eu tenho certeza que os romeiros vão se sentir muito mais acolhidos. E temos aqui a possibilidade de incrementar o comércio, é mais oportunidade para as pessoas trabalharem com melhores condições, não ficar no sol, ficar em situação mais confortável. Portanto, é um equipamento importante que vai, cada vez mais, fortalecer a estrutura turística de Canindé”.

O espaço comercial possui uma área total de 1.860 m². Somado às melhorias no entorno da estátua, o investimento ultrapassa R$ 13 milhões. Entre as intervenções realizadas, estão a construção dos boxes, pavimentação, iluminação, acessibilidade e paisagismo.

A entrega da primeira etapa do projeto desenvolvido no entorno da estátua representa um marco para Canindé, destacou Frei César. “É um momento de muita alegria e [representa] um grande marco. Com muita alegria estaremos acolhendo não só os romeiros, não só o povo de Canindé, mas também todos os turistas que aqui chegam. Governador, muito obrigado pelo que o senhor está fazendo por todos nós”, agradeceu Frei César, referindo-se também ao apoio que o Estado dará na realização dos festejos de São Francisco.

Neste ano, o evento acontece de 24 de setembro a 4 de outubro. Considerada a maior do Brasil e segunda maior do mundo dedicada ao santo, a romaria reúne milhares de fiéis no município ao longo dos dez dias de programação.

A comerciante Maria Neci Ferreira, que há 13 anos trabalha nas imediações da estátua, comemorou a mudança de cenário. “É uma maravilha. Aqui as coisas não se estragam, aqui foi uma bênção. Ficamos à vontade, não levamos sol, nem chuva. Antes o vento vinha e quebrava, a gente tinha que comprar tudo de novo”, conta.

Maria de Sousa também celebrou a nova lanchonete que agora divide com a nora. Em 2010, ela vendia água. A falta de comodidade para acolher os romeiros foi apontada por ela como um dos principais pontos negativos de trabalhar na rua. Agora, “felicidade” é a palavra que define seu sentimento neste novo momento. “Lá não dava para acolher os romeiros porque eles ficavam no sol”, lembra. “A vontade que a gente tinha era de ficar num canto desse, para acolher na sombra”.

O agricultor José Luciano, que atua no comércio durante a seca, agradeceu pela nova estrutura. Ele fala enquanto organiza os últimos detalhes para a reabertura do seu box. “A gente agradece muito por terem feito isso aqui para a gente, porque o sol ali mata a pessoa rápido. A gente veio para cá com o melhor aqui”, diz.

De Campo Maior, no Piauí, para Canindé, Júnior Sousa e a família viajaram por cinco horas. Acompanhado dos dois filhos, da esposa e de sua mãe, Maria do Socorro – de quem herdou a fé e devoção a São Francisco de Assis –, ele veio pagar uma promessa, após recuperar sua mobilidade física.
Em 2022, Júnior sofreu um acidente doméstico. “Fiquei sem movimento do corpo, só mexia a cabeça”, conta, emocionado. Na cidade franciscana e com os movimentos recuperados, ele avalia que o novo equipamento melhorou a experiência de quem visita a estátua de São Francisco. “A gente via que havia muitas barracas espalhadas [na rua], agora ficou show demais, com sombra e mais acolhimento”, parabenizou.


O Complexo Comercial abriga 64 boxes no total. O prefeito de Canindé, Jardel Sousa, também destacou o impacto social do equipamento: “Aqui nesse espaço, as famílias terão dignidade, sairão do sol e terão um espaço agora. Nós, canindeenses, estamos aqui para dizer que estamos juntos para continuar construindo um Ceará e um Canindé melhor”, destacou o prefeito Jardel Sousa.
O equipamento presta uma homenagem ao Mestre Bibi Diniz. Antes de encerrar a cerimônia, o governador Elmano de Freitas convidou ao palco os familiares do homenageado, para entrega de uma placa.