PUBLICIDADE

Ceará reduz em 22,6% os roubos de celulares até agosto, aponta SSPDS

O Ceará registrou redução de 22,6% nos roubos de celulares entre janeiro e agosto deste ano. Conforme balanço da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgado nesta segunda-feira (15/09), foram 10.716 ocorrências em 2025, contra 13.851 no mesmo período do ano passado.

A queda acompanha a diminuição dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que recuaram 23,4% no acumulado dos oito primeiros meses do ano. Os dados foram levantados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Na capital, o recuo foi ainda maior: 25,1%. Fortaleza somou 7.668 celulares roubados até agosto. Em 2024, foram 10.238 registros. Para a SSPDS, o resultado está relacionado ao fortalecimento de ações como o programa Meu Celular, em vigor desde 2024. A iniciativa já possibilitou a recuperação de aproximadamente 10 mil aparelhos cadastrados e com restrição.

Ceará reduz em 22,6% os roubos de celulares até agosto, aponta SSPDS
Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Representa não apenas o valor material, mas também a importância do celular para atividades cotidianas como trabalho, acesso a serviços bancários e comunicação. Mantemos a Operação Meu Celular voltada à desarticulação de grupos especializados nesse tipo de crime”, comentou Roberto Sá, titular da pasta.

Meu Celular

O programa funciona por meio do cadastro voluntário dos dispositivos. O usuário informa dados pessoais, modelo, marca, nota fiscal e número do IMEI. Em caso de roubo, furto ou extravio, é possível registrar a ocorrência na plataforma, que ativa um alerta inicial de 72 horas, identificado pela cor laranja. Após o boletim de ocorrência ser oficializado, a sinalização é convertida para vermelho, permanecendo ativa até a recuperação do aparelho.

A devolução dos dispositivos ocorre tanto a partir de investigações da Polícia Civil, com apoio das operadoras de telefonia, quanto durante abordagens da Polícia Militar. As equipes em patrulha conseguem verificar restrições por meio de um aplicativo utilizado nos smartphones das viaturas. Quando um celular irregular é identificado, ele é apreendido e levado à delegacia, onde os procedimentos cabíveis são realizados.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir