Mais de 20 mandados de prisão foram cumpridos nesta quarta-feira (17/09) durante a Operação Obstaculum, desencadeada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) em Maranguape. A ação tem como foco desarticular uma facção criminosa de origem carioca que mantém atuação no município.
Em agosto, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu a Operação Integração Maranguape, reunindo forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). As coordenadorias de Operações Aéreas (Ciopaer) e de Planejamento Operacional (Copol) também participaram.

Na ocasião, os agentes localizaram duas armas de fogo — revólveres calibre .38 e .32 —, munições e pequenas quantidades de maconha e crack em boxes comerciais do Centro da cidade. O responsável pelo local, de 32 anos, que já tinha antecedentes criminais, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma.
Entre os dias 10 e 17 de agosto, outra força-tarefa também foi realizada, com saldo de 14 prisões. Das capturas, seis ocorreram em flagrante, seis cumpriram mandados de prisão pendentes e outras duas se referiram a alvos já recolhidos ao sistema prisional.
No Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado em julho, Maranguape apareceu como a cidade mais violenta do Brasil. O município registrou uma taxa de 79,9 mortes por 100 mil habitantes.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.