O turismo do Ceará registrou um crescimento de 6,9% em julho de 2025, superando mais que o dobro da média nacional, de 3,3%. Os dados são do Índice de Volume das Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado coloca o Estado em primeiro lugar no Nordeste e em 3º lugar no ranking nacional durante a alta estação.
Este desempenho marca o sexto mês consecutivo em que o Ceará ultrapassa a média brasileira. Desde fevereiro, o crescimento do setor no Estado tem se mantido acima do nacional: 8% em fevereiro, 14,7% em março, 11,3% em abril, 10,7% em maio e 5,7% em junho.

No acumulado dos últimos 12 meses, o turismo cearense avançou 8,5%, em comparação aos 6,2% do Brasil. A média dos estados nordestinos foi de 5,5%.
O secretário de Turismo, Eduardo Bismarck, atribui os resultados à política de fortalecimento do setor conduzida pelo governador Elmano de Freitas. “Estamos ampliando a conectividade, fortalecendo a rede de hospedagem, qualificando profissionais, promovendo nossa cultura e eventos, além de incentivar o lazer e o entretenimento, em um trabalho constante com o trade turístico”, afirmou.
O que mede o índice?
O Índice de Volume das Atividades Turísticas do IBGE, calculado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), acompanha a variação na prestação de serviços turísticos no Brasil. O indicador inclui transporte aéreo e rodoviário de passageiros, serviços de hospedagem, agências de viagens, lazer e cultura, além de aluguel de veículos para turistas.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.