A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) esclareceu que motociclistas de aplicativos não serão multados por utilizar o celular para monitorar viagens ou consultar mapas, desde que o veículo esteja parado. A medida visa reduzir conflitos relacionados à fiscalização de condutores que alegam autuações excessivas.
O posicionamento foi divulgado após reunião realizada na terça-feira (16/09) entre representantes da AMC e membros de associações de motociclistas. Na ocasião, foram discutidas medidas de segurança no trânsito e a aplicação do videomonitoramento.

“Os motociclistas que realizam entregas ou transportam passageiros podem exercer suas atividades com tranquilidade. Entendemos que é possível utilizar o celular para aceitar viagens ou consultar o GPS, desde que o veículo esteja parado e o aparelho fixado em suporte adequado”, afirmou André Luís Barcelos, gerente de Operação e Fiscalização da AMC.
André ressaltou que os condutores não serão autuados apenas pelo toque no celular, mas reforçou a necessidade de adotar práticas seguras. Segundo ele, é essencial o aparelho apenas quando o veículo estiver parado, preferencialmente nas faixas de retenção para motocicletas ou em locais seguros, e pelo tempo necessário para se localizar ou aceitar e recusar corridas.
Fortaleza intensificou o uso do videomonitoramento em 2024 para coibir a utilização de celulares ao volante. No entanto, o Município tem autorização para fiscalizar e multar essas infrações desde 2021.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.