
A prefeita de Quiterianópolis, Dra. Juliana Abreu (PSD), buscar avançar nas políticas de segurança viária do município. Com esse objetivo, a gestora esteve reunida com Waldemir Catanho, superintendente do Conselho Estadual de Trânsito do Ceará (Cetran). De acordo com a prefeita, foram apresentados conjuntos de demandas que visam atender reivindicações dessa área específica.
Uma das necessidades de Quiterianópolis é intensificar a fiscalização e aplicar, de forma efetiva, as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por essa razão, Juliana Abreu compreende que a regularização da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) seria um caminho viável para alcançar essa meta.
Ainda de acordo com a gestora, um reforço na parte de fiscalização iria contribuir nos seguintes pontos:
- Obrigatoriedade do uso de capacete por motociclistas;
- Proibição de menores conduzindo veículos.
Para áreas críticas, como, por exemplo, a “Ladeira do Atalho”, foi proposta a instalação de redutores de velocidades. A ideia é equipar áreas consideradas críticas e amenizar os índices de graves acidentes que ocorreram neste trecho, inclusive com vítimas fatais.
De acordo com Catanho, os projetos e as justificativas apresentados pela prefeita são plausíveis, objetivam salvar vidas e serão avaliados como prioridade por parte do Cetran. Na oportunidade, o superintendente também ressaltou a importância de um trabalho focado na educação e na conscientização de condutores.
“Quero parabenizar a prefeita Juliana pela preocupação em proteger a população. O Cetran vai analisar, com a maior brevidade possível, as solicitações apresentadas, como a sinalização e instalação de redutores de velocidades. É importante lembrar que nenhuma medida substitui a consciência dos condutores’’, afirmou.